Criança e natureza : uma experiência em educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão1 tem como temática a criança e a natureza. Dentro de uma pesquisa bibliográfica, estabelece interlocução com os estudos constituídos à criança e a natureza na educação infantil, para aproximar narrativas experimentadas pela pesquisadora em seus começos linguageiros no pátio de sua casa. Ao viver a infância na Foxá: Lajeado, o estudo articula reflexivamente o encontro com a potência fabuladora da natureza como prática de afirmação da vida. Compartilha experiência ...
O presente trabalho de conclusão1 tem como temática a criança e a natureza. Dentro de uma pesquisa bibliográfica, estabelece interlocução com os estudos constituídos à criança e a natureza na educação infantil, para aproximar narrativas experimentadas pela pesquisadora em seus começos linguageiros no pátio de sua casa. Ao viver a infância na Foxá: Lajeado, o estudo articula reflexivamente o encontro com a potência fabuladora da natureza como prática de afirmação da vida. Compartilha experiências brincantes que interrogam a formação dos professores na educação infantil, quando as crianças podem brincar livremente na natureza; convívio que produz vínculos e inventa cultura. A natureza de cores, tamanhos, sons, cheiros e toques, são sensíveis à substancialidade da imaginação que, longe de ser utilitária, possibilita experiências para compartilhar sentidos e expor sonoridades, materialidades, corporeidades e linguagem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License