Criança e natureza : uma análise de sites de escolas de Educação Infantil
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo da Pedagogia da Infância, objetiva analisar os modos como escolas de Educação Infantil a partir das práticas pedagógicas veiculadas em seus sites de divulgação, promovem o encontro das crianças com a natureza. Diante do exposto, foram estabelecidos três objetivos para a realização da investigação, sendo eles: 1) discutir a centralidade que a natureza tem adquirido nas discussões sobre a infância contemporânea; 2) abordar a importância ...
O presente trabalho de conclusão de curso, a partir do campo da Pedagogia da Infância, objetiva analisar os modos como escolas de Educação Infantil a partir das práticas pedagógicas veiculadas em seus sites de divulgação, promovem o encontro das crianças com a natureza. Diante do exposto, foram estabelecidos três objetivos para a realização da investigação, sendo eles: 1) discutir a centralidade que a natureza tem adquirido nas discussões sobre a infância contemporânea; 2) abordar a importância do desemparedamento das crianças na Educação Infantil, tendo em vista a importância de que as mesmas possam habitar espaços que extrapolem os limites dos prédios escolares; 3) compartilhar algumas implicações e efeitos presentes nas interações com a natureza na Educação Infantil. A materialidade investigativa é constituída por um conjunto de sites das seguintes instituições de Educação Infantil: Casa Redonda (SP), Caminho do Meio (RS) e Amigos do Verde (RS). A metodologia investigativa pautou-se na análise do conteúdo, a partir da qual foram definidas como unidades: a) concepção de criança; b) concepção e natureza; c) concepção das relações entre criança e natureza. A partir da análise dos sites, foram apresentadas instituições, voltadas para educação da infância, que tomam a natureza como eixo central de organização curricular. Por fim, a partir das análises empreendidas no decorrer no trabalho, foi possível destacar a importância de que seja promovido o encontro entre criança e natureza através de espaços e propostas pedagógicas planejadas intencionalmente, que valorizem a participação e o protagonismo das crianças nas ações do cotidiano. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1438)
Este item está licenciado na Creative Commons License
