Crianças bem pequenas e arquiteturas de jogo na creche : narrativas da prática docente
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender os modos como podem ser configurados espaços de jogos para crianças bem pequenas na creche. Além disso, pretende apresentar as potencialidades dos espaços de jogo na promoção da interação entre as crianças e seus pares. Diante disso, foram estabelecidos três objetivos, sendo eles: 1) analisar as contribuições dos documentos teóricos-legais a respeito das espacialidades e materialidades para bebês; 2) analisar as documentações fotográfi ...
O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender os modos como podem ser configurados espaços de jogos para crianças bem pequenas na creche. Além disso, pretende apresentar as potencialidades dos espaços de jogo na promoção da interação entre as crianças e seus pares. Diante disso, foram estabelecidos três objetivos, sendo eles: 1) analisar as contribuições dos documentos teóricos-legais a respeito das espacialidades e materialidades para bebês; 2) analisar as documentações fotográficas dos espaços configurados mostrando suas potencialidades para com os bebês; 3) refletir a respeito das possibilidades que as arquiteturas de jogo proporcionam na interação entre os bebês e outros bebês, assim como os mesmos com o próprio espaço. O caminho metodológico é pautado pela investigação da própria prática durante o estágio de docência na Educação Infantil. O estágio foi desenvolvido em uma turma de berçário 2 de uma escola de Educação Infantil comunitária vinculada a prefeitura de Porto Alegre. As análises são apresentadas por meio de narrativas a respeito das seis arquiteturas de jogo que foram propostas para as crianças durante a prática docente. As narrativas foram organizadas mediante as situações ocorridas no contexto das arquiteturas de jogo, sendo elas: as construções por meio das materialidades, as trocas estabelecidas entre as crianças e as relações com a docente. Por fim, a partir das análises empreendidas no trabalho é possível destacar a importância da proposição de espaços de jogo na creche que reafirmem o desenvolvimento autônomo, que potencializem a ação construtiva e simbólica das crianças bem pequenas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1370)
Este item está licenciado na Creative Commons License