Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.contributor.authorCorassa, Jady Andressa Messapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:49:25Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199231pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como foco destacar as potencialidades da arte nas práticas da Educação Infantil, abordando a perspectiva da arte contemporânea na infância. A partir da análise de propostas realizadas durante Estágio Docente realizado em 2018, no sétimo semestre do curso de Pedagogia da UFRGS, com crianças de 2 à 3 anos, e das minhas experiências docentes vivenciadas durante o curso, este trabalho teve como principais objetivos: refletir sobre a prática de ensino das artes na Educação Infantil na perspectiva da arte tradicional; destacar a potência pedagógica da arte contemporânea para as práticas na infância e sua importância da formação docente para essa construção. O referencial teórico foi composto por Cunha, Loponte e Carvalho, que abordam sobre a arte na infância e suas contribuições, assim como destacam a arte contemporânea como potencialidade para a prática com as crianças pequenas e sua importância da formação docente. A partir dos diálogos estabelecidos entre a prática do estágio e referenciais teóricos, é possível evidenciar as contribuições das propostas artísticas para a interação e aprendizagem das crianças pequenas, destacando também a formação docente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleDiálogos entre arte e infância : potencialidades da arte para experimentações na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100592pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples