A organização do Espaço Escolar para o Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta produção acadêmica corresponde a um Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia (UFRGS). A temática escolhida para o trabalho foi a organização do espaço escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a metodologia de pesquisa adotada foi a Revisão de Literatura. O trabalho tem como objetivos investigar as publicações acadêmicas existentes no período de 2000 a 2018 sobre o tema da organização do espaço escolar e analisar de que maneira as pesquisas refletem sobre esta organização como p ...
Esta produção acadêmica corresponde a um Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia (UFRGS). A temática escolhida para o trabalho foi a organização do espaço escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a metodologia de pesquisa adotada foi a Revisão de Literatura. O trabalho tem como objetivos investigar as publicações acadêmicas existentes no período de 2000 a 2018 sobre o tema da organização do espaço escolar e analisar de que maneira as pesquisas refletem sobre esta organização como potencializadora da aprendizagem. A partir desses objetivos, buscou responder ao problema de investigação: o que nos dizem as pesquisas sobre a organização do espaço escolar como potencializador das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para o processo de investigação, foram utilizados repositórios de buscas online, sendo elas: Lume, Capes, Scielo e Google. Buscou-se nestas plataformas todo o tipo de texto, resultado de pesquisa acadêmica sobre o tema: TCCs, teses, dissertações e artigos resultantes de pesquisas. Foi possível perceber que há uma importante preocupação com a questão do espaço escolar para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, uma preocupação advinda de diferentes campos teóricos, como a Arquitetura e a Educação, campos das pesquisas selecionadas. Os trabalhos trazem reflexões sobre o espaço escolar como um elemento constituinte do currículo escolar, sendo considerado uma forma silenciosa de ensino. Além disso, as pesquisas proporcionaram uma reflexão acerca da distinção entre o que é espaço e o que é ambiente, mostrando que são conceitos ligados e indissociáveis, uma vez que se complementam. Também foram localizados vários trabalhos que tratam do conceito de ambiente alfabetizador, apontando suas características e indicando como este pode favorecer o processo de alfabetização dos alunos, explicitando sobre como organizamos esse ambiente para que se torne lúdico e acolhedor. Por fim, foram localizados trabalhos que chamam a atenção para as questões de saúde do educando como o surgimento de problemas posturais quando os mobiliários não atendem as características da turma, da idade e da série. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1441)
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