Aprendizagens docentes mobilizadas para um olhar inclusivo na Educação de Jovens e Adultos
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as aprendizagens adquiridas durante o estágio curricular, a partir das experiências em sala de aula, para reconhecer os saberes na formação docente. Para tanto, promove-se uma reflexão teórica buscando compreender os conceitos Educação de Jovens e adultos (EJA), inclusão e a constituição dos saberes docentes inspirando-se principalmente nos estudos de Suzana Schwartz, Paulo Freire, Jean Piaget entre outros. Como material empírico utilizou-se os registros ...
Este trabalho tem como objetivo analisar as aprendizagens adquiridas durante o estágio curricular, a partir das experiências em sala de aula, para reconhecer os saberes na formação docente. Para tanto, promove-se uma reflexão teórica buscando compreender os conceitos Educação de Jovens e adultos (EJA), inclusão e a constituição dos saberes docentes inspirando-se principalmente nos estudos de Suzana Schwartz, Paulo Freire, Jean Piaget entre outros. Como material empírico utilizou-se os registros do diário de classe elaborado no período de estágio curricular, realizado de agosto a dezembro de 2018, composto por: planejamento das aulas, produções dos estudantes nas atividades desenvolvidas e reflexões sobre os resultados alcançados. A análise permitiu constatar: (1) a afetividade como potencializadora do processo de alfabetização, considerando que pode auxiliar para desconstruir a hostilidade e as diferenças, deixando de lado as limitações e direcionando as ações pedagógicas para o potencial de cada um; (2) a família como propulsora (ou não) das aprendizagens dos alunos, uma vez que trazendo-a para o convívio escolar pode compreender os processos diferenciados de aprendizagem dos seus filhos, agora estudantes, e (3) a articulação entre os conteúdos curriculares e os saberes pedagógicos da docência para realizar propostas pedagógicas diferenciadas e focadas nos potenciais de cada um. Em síntese, as reflexões durante o estágio e neste Trabalho de Conclusão de Curso mostraram que é preciso apostar nas potencialidades e secundarizar as limitações dos estudantes incluídos com necessidades especiais na EJA, bem como manter uma formação continuada do professor, estimulando-o a se manter informado com as lições aprendidas e desenvolvidas a cada dia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1399)
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