Aprendizagens docentes mobilizadas para um olhar inclusivo na Educação de Jovens e Adultos
dc.contributor.advisor | Traversini, Clarice Salete | pt_BR |
dc.contributor.author | Burguêz, Volni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:49:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199205 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar as aprendizagens adquiridas durante o estágio curricular, a partir das experiências em sala de aula, para reconhecer os saberes na formação docente. Para tanto, promove-se uma reflexão teórica buscando compreender os conceitos Educação de Jovens e adultos (EJA), inclusão e a constituição dos saberes docentes inspirando-se principalmente nos estudos de Suzana Schwartz, Paulo Freire, Jean Piaget entre outros. Como material empírico utilizou-se os registros do diário de classe elaborado no período de estágio curricular, realizado de agosto a dezembro de 2018, composto por: planejamento das aulas, produções dos estudantes nas atividades desenvolvidas e reflexões sobre os resultados alcançados. A análise permitiu constatar: (1) a afetividade como potencializadora do processo de alfabetização, considerando que pode auxiliar para desconstruir a hostilidade e as diferenças, deixando de lado as limitações e direcionando as ações pedagógicas para o potencial de cada um; (2) a família como propulsora (ou não) das aprendizagens dos alunos, uma vez que trazendo-a para o convívio escolar pode compreender os processos diferenciados de aprendizagem dos seus filhos, agora estudantes, e (3) a articulação entre os conteúdos curriculares e os saberes pedagógicos da docência para realizar propostas pedagógicas diferenciadas e focadas nos potenciais de cada um. Em síntese, as reflexões durante o estágio e neste Trabalho de Conclusão de Curso mostraram que é preciso apostar nas potencialidades e secundarizar as limitações dos estudantes incluídos com necessidades especiais na EJA, bem como manter uma formação continuada do professor, estimulando-o a se manter informado com as lições aprendidas e desenvolvidas a cada dia. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Aprendizagens docentes mobilizadas para um olhar inclusivo na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100902 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)