Competências digitais : um olhar sobre a construção de materiais digitais por idosos
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Nos últimos anos, os dados demográficos vêm se modificando significativamente em relação ao aumento da população idosa brasileira. Neste cenário, é notório as mudanças tecnológicas, principalmente, acerca do uso das tecnologias digitais (TD). Assim, alguns seniores demonstram além do interesse em aprender sobre essas TD, também querem construir materiais digitais. Para tanto, este trabalho aborda as competências digitais para criação de materiais digitais por idosos. Entende-se que para produzi ...
Nos últimos anos, os dados demográficos vêm se modificando significativamente em relação ao aumento da população idosa brasileira. Neste cenário, é notório as mudanças tecnológicas, principalmente, acerca do uso das tecnologias digitais (TD). Assim, alguns seniores demonstram além do interesse em aprender sobre essas TD, também querem construir materiais digitais. Para tanto, este trabalho aborda as competências digitais para criação de materiais digitais por idosos. Entende-se que para produzir esses materiais digitais (MD), são necessárias competências digitais para atuar com as ferramentas digitais. Tem-se como objetivo principal identificar e analisar as competências digitais necessárias para a construção de materiais digitais por idosos. O estudo foi desenvolvido na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram dois grupos. O primeiro foi composto por 17 idosos com idades entre 66 e 78 anos que já tinha noções básicas de informática. O segundo foi constituído por 26 especialistas com idades entre 31 e 54 anos. Para a coleta de dados foram utilizados dois tipos de instrumentos: questionários online e observação participante. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que é necessário um domínio tecnológico para a construção de materiais digitais, isto é, o idoso necessita ser fluente digitalmente ou ter no mínimo conhecimentos sobre a ferramenta de autoria. Portanto, foi possível mapear uma competência geral denominada Autoria digital e três específicas: a Criação de conteúdo digital; Compartilhamento de conteúdos digitais e a Segurança e privacidade digital. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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