Processos de aprendizagem da docência no PPGA-UFRGS sob olhares estéticos
Fecha
2019Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A perspectiva da estética nas organizações, como ramificação teórica e metodológica dos Estudos Baseados em Prática, possibilitou para este estudo compreensões sobre a aprendizagem da docência de pós-graduandos em administração. A partir da noção de estética nas organizações (STRATI, 1992, 1999, 2007, 2019), da noção de prática (SCHATZKI, 2006, 2012), e da construção coletiva de conhecimento (GHERARDI, 2006), procurei identificar e analisar como se configuram elementos e percepções estéticos qu ...
A perspectiva da estética nas organizações, como ramificação teórica e metodológica dos Estudos Baseados em Prática, possibilitou para este estudo compreensões sobre a aprendizagem da docência de pós-graduandos em administração. A partir da noção de estética nas organizações (STRATI, 1992, 1999, 2007, 2019), da noção de prática (SCHATZKI, 2006, 2012), e da construção coletiva de conhecimento (GHERARDI, 2006), procurei identificar e analisar como se configuram elementos e percepções estéticos que permeiam o cotidiano de formação docente, assim como, descrever as práticas da docência percebidas pelos pesquisados. O estudo teve permeabilidade com os estudos do campo da educação, não limitando-se à literatura em administração, esta última ainda incipiente no que tange a temática de formação de professores para o magistério superior. Os aspectos metodológicos caracterizam-se como observações participantes e observações participantes imaginativas (STRATI, 1999), e dispositivos narrativos (CZARNIAWSKA, 1998) individuais e coletivo. Observou-se que os processos de aprendizagem da docência, no contexto tomado como objeto de estudo, caracterizam-se pela individualidade, pela carência de estímulos estéticos e por experiências “em prática” limitadas. Também foi possível compreender que o exercício da docência é predominantemente pautado pelas atividades de pesquisa, e os elementos da percepção estética, como a criatividade e a imaginação, encontram espaço de vida limitado frente às demandas da pós-graduação. Foram indicadas possibilidades e limitações teóricas que podem contribuir para o amadurecimento teórico da perspectiva da “estética nas organizações” no cenário brasileiro de pesquisa. ...
Abstract
The perspective of aesthetics in organizations, as a theoretical and methodological branch of Practice-Based Studies, made comprehensions about the learning of the teaching of postgraduates in administration possible for this study. Starting from the notion of aesthetics in organizations (STRATI, 1992, 1999, 2007, 2019), the notion of practice (SCHATZKI, 2006, 2012), and the collective construction of knowledge (GHERARDI, 2006), I sought to identify and analyse how aesthetic elements and percep ...
The perspective of aesthetics in organizations, as a theoretical and methodological branch of Practice-Based Studies, made comprehensions about the learning of the teaching of postgraduates in administration possible for this study. Starting from the notion of aesthetics in organizations (STRATI, 1992, 1999, 2007, 2019), the notion of practice (SCHATZKI, 2006, 2012), and the collective construction of knowledge (GHERARDI, 2006), I sought to identify and analyse how aesthetic elements and perceptions arrange in everyday life of teaching formation, as well as describe the practices of the teaching perceived by the researched people. The study was developed following literature from the educational field, including administration literature, the latter still at its beginnings on the subject of teaching development for higher education. The methodological aspects are characterized as participant observation and imaginative participant observation (STRATI, 1999), and individual and collective narrative devices (CZARNIAWSKA, 1998). It was observed that the processes of learning of the teaching, in the situated context of the study, are characterized by individuality, by the lack of aesthetic stimuli, and by limited “in-practice” experiences. It was also possible too to understand that the teaching is predominantly ruled by research activities, and the elements of aesthetic perception, such as creativity and imagination, have limited space within postgraduate demand. Possibilities and theoretical limitations were pointed to contribute to the evolving field of aesthetics in organizations in Brazilian research context. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (6097)Administración (1959)
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