Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.contributor.authorPrytoluk, Andre Luispt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T02:31:29Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197428pt_BR
dc.description.abstractCom evoluções teóricas e empíricas distintas, o Empreendedorismo e a Educação convergiram, no Século XX, para o estabelecimento da Educação Empreendedora. Esta dissertação resgata os últimos cinco séculos deste duplo percurso, estabelece a Educação Empreendedora no século XXI e avalia as possibilidades de sua articulação no Ensino de Ciências. De forma adicional, para sondar esta inserção em realidade local, investiga a percepção de um grupo de professores de Química, Física e Biologia sobre métodos, técnicas e recursos didáticos e a articulação de suas disciplinas com atividades empreendedoras e Empreendedorismo. Parte das hipóteses de que haja predominância dos métodos de ensino tradicionais; que os estudantes das disciplinas envolvam-se somente em iniciativas empreendedoras sociais e culturais, embora estas não sejam assim reconhecidas pelos professores questionados; e que provavelmente estes professores não visualizem a inserção da Educação Empreendedora em suas disciplinas. Conclui que: 1) a Educação Empreendedora alinha-se às diretrizes da Educação Científica e apresenta-se hoje como realidade mundial no Ensino de Ciências, enquanto 2) o grupo sondado percebe um equilíbrio entre ensino direto e indireto em suas disciplinas e a maioria de respondentes não identifica a articulação entre estas suas disciplinas e a Educação Empreendedora, embora em suas práticas desenvolvam-se atividades empreendedoras.pt_BR
dc.description.abstractWhit distinct theoretical and empirical evolutions, Entrepreneurship and Education converged in the 20th Century to establish Entrepreneurial Education. This dissertation reviews the last five centuries of this both topics, establishes Entrepreneurial Education in the 21st century and evaluates the possibilities of its articulation in Science Teaching. In addition, to investigate this insertion in a local reality, it investigates the perception of a group of teachers of Chemistry, Physics and Biology on methods, techniques and didactic resources and the articulation of its disciplines with entrepreneurial activities and Entrepreneurship. Part of the hypothesis that there is a predominance of traditional teaching methods; that the students of the disciplines are involved only in social and cultural entrepreneurship initiatives, although these are not recognized by the questioned teachers; and that these teachers probably do not see the insertion of Entrepreneurial Education in their disciplines. It concludes that: 1) Entrepreneurial Education aligns with the guidelines of Scientific Education and presents itself today as a world reality in Science Teaching, while 2) the group probed perceives a balance between direct and indirect teaching in its disciplines and the majority of respondents does not identify the articulation between these disciplines and Entrepreneurial Education, although in their practices, entrepreneurial activities are developed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEntrepreneurial educationen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEntrepreneurship evolutionen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectEducation evolutionen
dc.subjectLearning theoriesen
dc.subjectTeaching methodsen
dc.titleArticulações entre a educação empreendedora e o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097959pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples