Dispositivos móveis na educação básica : um estudo de caso
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A presente monografia abordou o uso dos dispositivos móveis na educação básica, em especial no ensino médio, bem como analisando os pontos positivos e negativos de sua utilização. Assim, o objetivo geral foi analisar as contribuições da M-Learning na disciplina de Filosofia no Ensino Médio de uma escola pública. O motivo de interesse pelo tema se deu em função da proibição do uso dos aparelhos em uma escola pública, frente ao desafio dos alunos em não acatarem a lei e utilizarem o aparelho. Os ...
A presente monografia abordou o uso dos dispositivos móveis na educação básica, em especial no ensino médio, bem como analisando os pontos positivos e negativos de sua utilização. Assim, o objetivo geral foi analisar as contribuições da M-Learning na disciplina de Filosofia no Ensino Médio de uma escola pública. O motivo de interesse pelo tema se deu em função da proibição do uso dos aparelhos em uma escola pública, frente ao desafio dos alunos em não acatarem a lei e utilizarem o aparelho. Os principais focos analisados foram a forma como os estudantes estão utilizando os celulares na escola e seu uso para aprendizagem, gerando um interesse maior pelos conteúdos estudados em sala de aula. Também foi analisada a visão dos docentes sobre o assunto, apontando os maiores desafios que encontraram junto ao seu trabalho e o uso desta tecnologia. O público-alvo da pesquisa foram os estudantes do ensino médio e a abordagem feita com os alunos foi a utilização destes aparelhos em sala de aula. Os dados foram obtidos através de questionários com os alunos em sala de aula e com os professores foi por questionário online. Os resultados das análises dos questionários demonstraram que os alunos tem grande interesse de utilizar o dispositivo móvel como uma ferramenta no seu desenvolvimento pedagógico. O questionamento dos professores também apontou também um interesse pelo aparelho, porém é necessário que seja mais debatido e oportunizado formações para os professores atuarem com propriedade com a devida ferramenta tecnológica. ...
Abstract
This monograph addressed the use of mobile devices in basic education, especially in high school, as well as analyzing the positives and negatives of its use. Thus, the general objective was to analyze the contributions of M-Learning in the discipline of Philosophy in High School in a public school. The reason for interest in the subject was due to the prohibition of the use of the devices in a public school, facing the challenge of the students in not abiding by the law and using the device. T ...
This monograph addressed the use of mobile devices in basic education, especially in high school, as well as analyzing the positives and negatives of its use. Thus, the general objective was to analyze the contributions of M-Learning in the discipline of Philosophy in High School in a public school. The reason for interest in the subject was due to the prohibition of the use of the devices in a public school, facing the challenge of the students in not abiding by the law and using the device. The main focuses analyzed were the way students are using the cell phones at school and their use for learning, generating a greater interest in the contents studied in the classroom. It also analyzed the teachers' view on the subject, pointing out the major challenges they encountered with their work and the use of this technology. The target audience for the survey were the high school students and the approach taken with the students was the use of these gadgets in the classroom. Data were obtained through questionnaires with the students in the classroom and with the teachers was by online questionnaire. The results of the analysis of the questionnaires showed that the students have great interest to use the mobile device as a tool in their pedagogical development. The questioning of teachers also pointed out an interest in the apparatus, however, it is necessary to have more discussions and opportunities for teachers to act properly with the appropriate technological tool. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de especialização em informática instrumental para professores da educação básica.
Coleções
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