Show simple item record

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorSchmitz, Cátia Teresinha Trindadept_BR
dc.date.accessioned2019-07-20T02:34:04Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197183pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia abordou o uso dos dispositivos móveis na educação básica, em especial no ensino médio, bem como analisando os pontos positivos e negativos de sua utilização. Assim, o objetivo geral foi analisar as contribuições da M-Learning na disciplina de Filosofia no Ensino Médio de uma escola pública. O motivo de interesse pelo tema se deu em função da proibição do uso dos aparelhos em uma escola pública, frente ao desafio dos alunos em não acatarem a lei e utilizarem o aparelho. Os principais focos analisados foram a forma como os estudantes estão utilizando os celulares na escola e seu uso para aprendizagem, gerando um interesse maior pelos conteúdos estudados em sala de aula. Também foi analisada a visão dos docentes sobre o assunto, apontando os maiores desafios que encontraram junto ao seu trabalho e o uso desta tecnologia. O público-alvo da pesquisa foram os estudantes do ensino médio e a abordagem feita com os alunos foi a utilização destes aparelhos em sala de aula. Os dados foram obtidos através de questionários com os alunos em sala de aula e com os professores foi por questionário online. Os resultados das análises dos questionários demonstraram que os alunos tem grande interesse de utilizar o dispositivo móvel como uma ferramenta no seu desenvolvimento pedagógico. O questionamento dos professores também apontou também um interesse pelo aparelho, porém é necessário que seja mais debatido e oportunizado formações para os professores atuarem com propriedade com a devida ferramenta tecnológica.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph addressed the use of mobile devices in basic education, especially in high school, as well as analyzing the positives and negatives of its use. Thus, the general objective was to analyze the contributions of M-Learning in the discipline of Philosophy in High School in a public school. The reason for interest in the subject was due to the prohibition of the use of the devices in a public school, facing the challenge of the students in not abiding by the law and using the device. The main focuses analyzed were the way students are using the cell phones at school and their use for learning, generating a greater interest in the contents studied in the classroom. It also analyzed the teachers' view on the subject, pointing out the major challenges they encountered with their work and the use of this technology. The target audience for the survey were the high school students and the approach taken with the students was the use of these gadgets in the classroom. Data were obtained through questionnaires with the students in the classroom and with the teachers was by online questionnaire. The results of the analysis of the questionnaires showed that the students have great interest to use the mobile device as a tool in their pedagogical development. The questioning of teachers also pointed out an interest in the apparatus, however, it is necessary to have more discussions and opportunities for teachers to act properly with the appropriate technological tool.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMobile deviceen
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic Educationen
dc.subjectM-Learningen
dc.titleDispositivos móveis na educação básica : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097741pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicapt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record