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dc.contributor.advisorFroemming, Liliane Seidept_BR
dc.contributor.authorRosa, Gustavo Carvalho Coutinhopt_BR
dc.date.accessioned2019-07-16T02:35:38Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196940pt_BR
dc.description.abstract“Esses sentimentos são reais ou apenas programação?” O filme de Spike Jonze traz essa e outras inquietações que me propuseram a discorrer sobre o tema do narcisismo e da constituição do eu a partir da relação interpessoal. Este ensaio parte de Freud e Winnicott, mas busca uma ampliação da compreensão e da importância da relação do eu com o outro como constitutiva do self. Para isso, construí um percurso através da linguagem cinematográfica com o intuito de descentrar o olhar do conhecimento psicanalítico. Esta análise será feita sempre buscando o diálogo entre a psicanálise e o cinema, com ênfase nos momentos iniciais da constituição psíquica em busca das origens dessa integração do eu. Como disparador para desdobrar este ensaio, serão utilizados fragmentos do filme que serão analisados à luz do cinema e da psicanálise, tal como escreve Adorno: “O ensaio pensa em fragmentos (...)” (2003, p. 35). Esses trechos fílmicos serão pensados, portanto, como fragmentos, atentando aos detalhes não em busca de esgotar o tema em uma conclusão, mas sim para pôr “em palavras o que o objeto permite vislumbrar sob as condições geradas pelo ato de escrever” (p. 36).pt_BR
dc.description.abstract“Are these feelings real or just programmation?” The Spike Jonze film brings this and other concerns, which made me write about the subject of narcissism and the self-constitution from the interpersonal relationship. The following essay is based on Freud and Winnicott, but seeks an extension of the understanding and importance of the relation of the self with the other as constitutive of the self. In order to do this, there was a route though the cinematographic language with the aim of decentralizing the look of psychoanalytic knowledge. This analysis will be done with the purpose of investigating the relationship between psychoanalysis and cinema, with emphasis on the initial moments of the psychic constitution in search of the origins of this self-integration. As a trigger to unfold this essay, will be used fragments of the film, which will be analyzed in the light of cinema and psychoanalysis. According to Adorno: “the essay thinks in fragments (...)” (2003, p. 35). Therefore, these passages of the movie will be thought like fragments looking at the details not with the intent to cover the subject in a conclusion, but to put into words what the object allows to glimpse under the conditions generated by the act of writing” (p. 36).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarcisismopt_BR
dc.subjectNarcissismen
dc.subjectSpike Jonzeen
dc.subjectPsicanalise e cinemapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectHeren
dc.subjectVirtualen
dc.subjectContemporary Psychoanalysisen
dc.subjectSelf Constitutionen
dc.subjectWinnicotten
dc.subjectFreuden
dc.subjectHelplessnessen
dc.subjectUndifferentiationen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectCinemaen
dc.titleO narcisismo e o cinema frente ao espelho : um ensaio com o filme Her, de Spike Jonzept_BR
dc.title.alternativeThe Narcissism and the Cinema in front of the Mirror: an essay with the film Her, by Spike Jonzeen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090481pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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