Identificação e notificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes : uso de software como ferramenta de apoio
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese de doutorado buscou entender diferentes fatores que facilitam ou dificultam a identificação e a notificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes brasileiros. Além disso, objetivou apresentar e testar uma ferramenta de apoio, com o intuito de auxiliar profissionais nesses processos. Para isso, foram realizados três diferentes estudos: O Estudo 1 é uma revisão sistemática da literatura brasileira, que investigou os entraves para a identificação e notificação de maus-tratos cont ...
Esta tese de doutorado buscou entender diferentes fatores que facilitam ou dificultam a identificação e a notificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes brasileiros. Além disso, objetivou apresentar e testar uma ferramenta de apoio, com o intuito de auxiliar profissionais nesses processos. Para isso, foram realizados três diferentes estudos: O Estudo 1 é uma revisão sistemática da literatura brasileira, que investigou os entraves para a identificação e notificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes, a partir de 28 artigos que atingiram os critérios de inclusão. Realizaram-se análises categoriais, criando-se seis categorias: “Capacitação”, “Relação com o agressor”, “Aspectos do profissional”, “Incerteza do diagnóstico”, “Preocupação com a criança ou família” e “Confiança nos órgãos de proteção”. Os resultados foram discutidos e analisados, bem como propostas alternativas para a melhoria do cenário vigente. No Estudo 2 buscou-se investigar os fatores que facilitam e dificultam a identificação e notificação de casos de maus-tratos para profissionais de saúde e educação. Foram realizados seis grupos focais em diferentes locais de trabalho. Os resultados da análise de conteúdo foram divididos em três eixos temáticos: Os Usuários (Categoria “Violência como Segredo de Família”); Os Profissionais (Categorias “Receios dos Profissionais”, “Omissão/Desinteresse”, “Desamparo/Impotência” e “Capacitação dos Profissionais”); e Os Serviços (Categorias “Sobrecarga/ Falta de Estrutura”, “Relação com o Conselho Tutelar”, “Dividir a Responsabilidade”, “Falhas na rede”, “Público/Privado”, e “Proximidade da Escola e dos Agentes Comunitários”). Discutiram-se os resultados à luz da literatura científica, bem como possibilidades de intervenção. O Estudo 3 apresenta uma análise comparativa entre avaliações de maus-tratos com e sem o auxílio de um software. Participaram 1) especialistas em violência contra crianças e adolescentes, e 2) profissionais que trabalham com essa população. Eles avaliaram cinco casos respondendo a um questionário, e após com o auxílio do software. Os resultados indicaram diferenças na avaliação entre profissionais e juízes, assim como diferenças e similitudes nas avaliações utilizando o software. Foram discutidos os resultados encontrados, bem como a importância do desenvolvimento de tecnologias na psicologia. Após, foi realizada uma discussão geral integrativa, articulando elementos dos três estudos e refletindo acerca deles. Por fim, foram apresentadas reflexões sobre pesquisas futuras, bem como sobre a importância de intervenções e trabalhos voltados para a prática profissional. ...
Abstract
This doctoral thesis sought to understand different factors that facilitate or hinder the identification and notification of maltreatment against Brazilian children and adolescents. In addition, the thesis aimed to present and test a support tool, with the goal of assisting professionals in identification and notification processes. To do so, the thesis is divided into three different studies: Study 1 is a systematic review of the Brazilian literature, which investigated barriers to the identif ...
This doctoral thesis sought to understand different factors that facilitate or hinder the identification and notification of maltreatment against Brazilian children and adolescents. In addition, the thesis aimed to present and test a support tool, with the goal of assisting professionals in identification and notification processes. To do so, the thesis is divided into three different studies: Study 1 is a systematic review of the Brazilian literature, which investigated barriers to the identification and reporting of child abuse from 28 articles that met the inclusion criteria. Categorical analyses were performed, and six categories were created: "Capacitation", "Relationship with the aggressor", "Aspects of the professional", "Uncertainty regarding the diagnosis", "Concern with the child or family" and "Confidence in protective organs". The results were discussed and analyzed, as well as alternative proposals to improve the current scenario. In Study 2 we sought to investigate factors that facilitate and hinder identification and reporting of cases of maltreatment by health and education professionals. Six focus groups were conducted in different workplaces. The results of the content analysis were divided into three thematic axes: The Users (Category "Violence as a Family Secret"); The Professionals (Categories " Professionals’ Fears", "Omission / Disinterest", "Helplessness" and "Professional Qualification"); and Services (Categories “Overload / Lack of Structure”, “Relationship with Guardianship Council”, “Divide Responsibility”, “Network Failure”, “Public / Private” and “Proximity of School and Community Agents”). The results were discussed considering the scientific literature, as well as possibilities for intervention. Study 3 is a comparative analysis between evaluations of maltreatment with and without the aid of a software. The participants were 1) specialists in violence against children and adolescents, and 2) professionals working with this population. They evaluated five cases, first by responding to a questionnaire alone, and then with help from the software. The results indicated differences in the evaluation between professionals and raters, as well as differences and similarities in the evaluations using the software. The observed results are discussed, as well as the importance of the development of new technologies in psychology. Afterwards, an integrative general discussion is held, articulating elements from the three studies and reflecting upon them. Finally, reflections on future research, as well as on the importance of interventions and work focused on professional practice, are presented. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Psicologia (695)
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