La gente de Ansina : performance, tradição e modernidade no carnaval da "Comparsa de Negros y Lubolos Sinfonía de Ansina" em Montevideo/Uruguai
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Data
2003Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
Este estudo antropológico trata da cultura do candombe a partir de uma pesquisa desenvolvida na cidade de Montevideo, Uruguay, no ano de 2000. Através de uma construção narrativa tecida com imagens visuais e uma escrita etnográfica anunciada como Historietas, apresento la gente de Ansinae sua intensa dinâmica performática e interacional: no carnaval como a Comparsa de Negros y Lubolos Sinfonía de Ansina, durante o ano através das salidas de los Tamborese, cotidianamente ‘lá em baixo”, na casa d ...
Este estudo antropológico trata da cultura do candombe a partir de uma pesquisa desenvolvida na cidade de Montevideo, Uruguay, no ano de 2000. Através de uma construção narrativa tecida com imagens visuais e uma escrita etnográfica anunciada como Historietas, apresento la gente de Ansinae sua intensa dinâmica performática e interacional: no carnaval como a Comparsa de Negros y Lubolos Sinfonía de Ansina, durante o ano através das salidas de los Tamborese, cotidianamente ‘lá em baixo”, na casa de Gustavo, espaço que abriga esta rede de pertencimento. Através do instrumento teórico que é a performance, busco capturar, no cotidiano que reinventa permanentemente este ethos candombero - em que o riso estetiza seu estar no mundo -, as pistas para compreender o sentido das ações destes sujeitos tensionados pelos dilemas entre a recriação da tradição e as demandas da modernidade do carnaval uruguaio. ...
Abstract
This dissertation investigates the culture of candombe based on an ethnographic research conducted in Montevideo, Uruguay in 2000. The narrative is developed with both images and ethnography, which I denominate Historietas. It presents la gente de Ansinain their intense and performative dynamic: during carnival, with the Comparsa de Negros y Lubolos Sinfonia de Ansina, in the course of the year with the salidas de Tambores and, in their daily life, “down there” at Gustavo’s house, the space whi ...
This dissertation investigates the culture of candombe based on an ethnographic research conducted in Montevideo, Uruguay in 2000. The narrative is developed with both images and ethnography, which I denominate Historietas. It presents la gente de Ansinain their intense and performative dynamic: during carnival, with the Comparsa de Negros y Lubolos Sinfonia de Ansina, in the course of the year with the salidas de Tambores and, in their daily life, “down there” at Gustavo’s house, the space which shelters this social network. Using the conceptual tools of Performance theory, I intend to capture within this ethos candombero - in which laughing stamps their aesthetic presence in the world – vestiges for understanding the dilemmas and tensions between the reinvention od tradition and the demands for modernity in Uruguayan carnival. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Antropologia Social (472)
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