O protagonismo da técnica de entrevista nas pesquisas observacionais com interação de sujeitos publicadas nos artigos da Compós 2017
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Essa dissertação de mestrado tem por objetivo analisar, no contexto do evento COMPÓS 2017 (Anais do Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação)1, a expressão das metodologias observacionais na publicação de artigos científicos brasileiros que explicitem pesquisas com abordagem direta a sujeitos. Se trata, portanto, de uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde se procede pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006) e análise documental (MOREIRA, 2006). O corpus, c ...
Essa dissertação de mestrado tem por objetivo analisar, no contexto do evento COMPÓS 2017 (Anais do Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação)1, a expressão das metodologias observacionais na publicação de artigos científicos brasileiros que explicitem pesquisas com abordagem direta a sujeitos. Se trata, portanto, de uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde se procede pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006) e análise documental (MOREIRA, 2006). O corpus, composto por 14 artigos, foi selecionado do universo de 170 publicações da COMPÓS 2017 pelo critério de expressar uma pesquisa com interação direta com sujeitos pesquisados. A análise é inspirada na metapesquisa (MATTOS; BARROS; OLIVEIRA, 2018) na qual o corpus é submetido a um “checklist”, onde parâmetros relativos às dimensões metodológica e técnica (LOPES, 2001) são levantados e, posteriormente, submetidos à interpretação. O resultado demonstra a proeminência da entrevista enquanto técnica de investigação observacional com sujeitos, a ausência de descrições e justificativa metodológica; a não explicitação da complexidade das metodologias que envolvem interação com sujeito, a reflexividade como objeto de discussão. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Comunicação e Informação (598)
Este item está licenciado na Creative Commons License