“Sou negro, mas sou honesto”. : contribuições para uma educação antirracista na educação de jovens e adultos
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso trata de uma pesquisa sobre práticas realizadas ao longo do Estágio Curricular Obrigatório do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvidas em uma turma da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, em uma instituição pública federal de Porto Alegre/RS. Práticas pedagógicas alicerçadas em uma Educação Antirracista, contribuindo na reflexão sobre a necessidade de um trabalho que contemple as questões raciais. A questão centr ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso trata de uma pesquisa sobre práticas realizadas ao longo do Estágio Curricular Obrigatório do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvidas em uma turma da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, em uma instituição pública federal de Porto Alegre/RS. Práticas pedagógicas alicerçadas em uma Educação Antirracista, contribuindo na reflexão sobre a necessidade de um trabalho que contemple as questões raciais. A questão central do estudo foi definida como: “Considerando os ocultamentos que as questões raciais podem assumir nas instituições de ensino, como é possível promover práticas pedagógicas, em sala de aula, que contribuem para uma educação antirracista?” A Lei n° 10.639/2003 torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, entretanto ainda é um desafio para as escolas a efetivação da mesma, acabando por invisibilizar e/ou negar esses conhecimentos. A partir disso, analiso quatro atividades que tratam da negritude, representatividade, lugar de fala, mulher negra, personalidade e memória, assuntos que colocam a população negra como protagonista da história. Este estudo possibilitou compreender os efeitos de um trabalho que valoriza a cultura da população negra, avançando para um combate ao racismo e desmitificando o mito da democracia racial. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License