Intervenção em senso numérico : uma análise da prática pedagógica
dc.contributor.advisor | Corso, Luciana Vellinho | pt_BR |
dc.contributor.author | Ronconi, Rafaela Silveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T02:35:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/195610 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados de uma intervenção pedagógica específica em senso numérico em um grupo de quatro crianças com e sem dificuldade de aprendizagem matemática, tendo como base o Teste de Conhecimento Numérico e o Teste de Desempenho Escolar que foram aplicados antes e após as intervenções. Pesquisas apontam o senso numérico como um importante constructo para se pensar a educação matemática. O estudo foi desenvolvido com um grupo de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Porto Alegre. A pesquisa teve como motivação a busca por maior entendimento dos desafios enfrentados no ensino-aprendizagem da matemática no contexto escolar. As propostas de intervenção foram desenvolvidas a partir da utilização de jogos e desafios lógico-matemáticos que permitissem às crianças desenvolver um papel ativo no seu processo de aprendizagem: refletir, avaliar, verbalizar, descentrar, compartilhar, registrar, criar estratégias e comparar resultados. As análises qualitativas dos dados sugerem que as intervenções se mostraram positivas para o desenvolvimento do senso numérico nas crianças, principalmente no aluno com mais dificuldade na matemática. As implicações educacionais da pesquisa são apontadas, dando destaque para a contribuição que propostas deste tipo podem oferecer no sentido de impulsionar a aprendizagem dos alunos com relação à matemática. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Intervenção em senso numérico : uma análise da prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092266 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License