Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorRonconi, Rafaela Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-07T02:35:21Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195610pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados de uma intervenção pedagógica específica em senso numérico em um grupo de quatro crianças com e sem dificuldade de aprendizagem matemática, tendo como base o Teste de Conhecimento Numérico e o Teste de Desempenho Escolar que foram aplicados antes e após as intervenções. Pesquisas apontam o senso numérico como um importante constructo para se pensar a educação matemática. O estudo foi desenvolvido com um grupo de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Porto Alegre. A pesquisa teve como motivação a busca por maior entendimento dos desafios enfrentados no ensino-aprendizagem da matemática no contexto escolar. As propostas de intervenção foram desenvolvidas a partir da utilização de jogos e desafios lógico-matemáticos que permitissem às crianças desenvolver um papel ativo no seu processo de aprendizagem: refletir, avaliar, verbalizar, descentrar, compartilhar, registrar, criar estratégias e comparar resultados. As análises qualitativas dos dados sugerem que as intervenções se mostraram positivas para o desenvolvimento do senso numérico nas crianças, principalmente no aluno com mais dificuldade na matemática. As implicações educacionais da pesquisa são apontadas, dando destaque para a contribuição que propostas deste tipo podem oferecer no sentido de impulsionar a aprendizagem dos alunos com relação à matemática.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleIntervenção em senso numérico : uma análise da prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092266pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem