Cabelo cresce...preconceito também! uma análise dos livros de literaturainfantil para o empoderamento de meninas negras
dc.contributor.advisor | Felipe, Jane | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Evelyn Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-06T02:35:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/195585 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos a temática etnicorracial tem ganhado bastante visibilidade e o mercado editorial brasileiro tem produzido um número considerável de livros de literatura infantil e de livros paradidáticos sobre os cabelos crespos e cacheados das mulheres e meninas negras. Ao analisar algumas dessas produções ficou evidente o quanto o tema dos cabelos crespos se faz presente como uma questão importante para a construção das feminilidades desde a infância. O presente trabalho traz como principal problema de pesquisa o seguinte questionamento: de que modo os livros de literatura infantil contribuem para o empoderamento das meninas negras? Como eles podem favorecer que as crianças questionem suas próprias identidades etnicorraciais? Como a questão do cabelo das meninas/mulheres negras é discutida em tais artefatos culturais? O referencial teórico deste trabalho busca entender os processos históricos, políticos e estéticos no que tange às relações etnicorraciais, a partir das obras das/os pesquisadoras/es Nilma Lino Gomes (2006, 2008), Kabangele Munanga (2001), Djamila Ribeiro (2018) e Gládis Kaercher (2006, 2010). A metodologia utilizada foi a análise documental, a partir da escolha de nove livros de literatura voltados para as crianças. A partir das análises realizadas, foi possível elencar quatro categorias de análise, a saber: Cabelos que resgatam as histórias dos antepassados; Trançando cabelos, belezas e afetos entre as gerações de mulheres; A escola como espaço de preconceitos e, por último, Para compor um acervo literário na escola. A partir das análises foi possívelverificar que a literatura voltada para o públicoinfantil pode desempenhar um papel fundamental para oempoderamento das crianças negras,marcadas pelo racismo e o preconceito. Daía importância das/os professoras/es que atuam na educação infantil assumiremessa dimensão político-pedagógica em suas escolhas, ao proporcionaremo contato com determinadas obrasque abordam a pertença racial das meninas negras. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Identidade racial | pt_BR |
dc.title | Cabelo cresce...preconceito também! uma análise dos livros de literaturainfantil para o empoderamento de meninas negras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092213 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)