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dc.contributor.advisorFelipe, Janept_BR
dc.contributor.authorRosa, Evelyn Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-06T02:35:37Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195585pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos a temática etnicorracial tem ganhado bastante visibilidade e o mercado editorial brasileiro tem produzido um número considerável de livros de literatura infantil e de livros paradidáticos sobre os cabelos crespos e cacheados das mulheres e meninas negras. Ao analisar algumas dessas produções ficou evidente o quanto o tema dos cabelos crespos se faz presente como uma questão importante para a construção das feminilidades desde a infância. O presente trabalho traz como principal problema de pesquisa o seguinte questionamento: de que modo os livros de literatura infantil contribuem para o empoderamento das meninas negras? Como eles podem favorecer que as crianças questionem suas próprias identidades etnicorraciais? Como a questão do cabelo das meninas/mulheres negras é discutida em tais artefatos culturais? O referencial teórico deste trabalho busca entender os processos históricos, políticos e estéticos no que tange às relações etnicorraciais, a partir das obras das/os pesquisadoras/es Nilma Lino Gomes (2006, 2008), Kabangele Munanga (2001), Djamila Ribeiro (2018) e Gládis Kaercher (2006, 2010). A metodologia utilizada foi a análise documental, a partir da escolha de nove livros de literatura voltados para as crianças. A partir das análises realizadas, foi possível elencar quatro categorias de análise, a saber: Cabelos que resgatam as histórias dos antepassados; Trançando cabelos, belezas e afetos entre as gerações de mulheres; A escola como espaço de preconceitos e, por último, Para compor um acervo literário na escola. A partir das análises foi possívelverificar que a literatura voltada para o públicoinfantil pode desempenhar um papel fundamental para oempoderamento das crianças negras,marcadas pelo racismo e o preconceito. Daía importância das/os professoras/es que atuam na educação infantil assumiremessa dimensão político-pedagógica em suas escolhas, ao proporcionaremo contato com determinadas obrasque abordam a pertença racial das meninas negras.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.titleCabelo cresce...preconceito também! uma análise dos livros de literaturainfantil para o empoderamento de meninas negraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092213pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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