Transferência e valoração de tecnologias no contexto das universidades : um estudo comparativo Brasil e Portugal
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A interação entre universidade e empresas é importante no desenvolvimento científico e tecnológico. As empresas fornecem a visão de necessidade de mercado para as universidades, e estas, por sua vez, fornecem conhecimento técnico e tecnológico que poderá gerar inovações. Entretanto, a relação entre estes dois atores do ecossistema de inovação nem sempre acontece de forma natural e dinâmica. A transferência de tecnologias desenvolvidas na universidade para as empresas é uma das formas de interaç ...
A interação entre universidade e empresas é importante no desenvolvimento científico e tecnológico. As empresas fornecem a visão de necessidade de mercado para as universidades, e estas, por sua vez, fornecem conhecimento técnico e tecnológico que poderá gerar inovações. Entretanto, a relação entre estes dois atores do ecossistema de inovação nem sempre acontece de forma natural e dinâmica. A transferência de tecnologias desenvolvidas na universidade para as empresas é uma das formas de interação, e o licenciamento é uma das formas de transferência mais utilizada para tecnologias protegidas. Uma das etapas mais importantes de uma negociação é a valoração da tecnologia que está sendo transferida. Muitas universidades não possuem metodologias claras para chegar a um valor de licenciamento. No entanto, muitas instâncias das universidades nas quais tramitam os processos de licenciamento solicitam justificativas objetivas para o valor negociado. O objetivo desta tese é analisar o processo de transferência e valoração de tecnologias no contexto das universidades públicas, para tanto, foi utilizado o método exploratório de estudo de caso comparativo entre Brasil e Portugal. Para o estudo foram selecionadas uma universidade em cada país, e a partir de entrevistas, análise documental e observações, um caso de sucesso de licenciamento de tecnologia foi escolhido de cada instituição. Então, foi possível determinar fatores facilitadores e barreiras no processo de licenciamento e valoração. Foi proposto um método prático de cálculo de royalties a partir de algumas variáveis, com base na literatura e nos achados. O estudo contribui teoricamente aprofundando o tema de valoração de tecnologias das universidades públicas, bem como, contribui na prática para embasar negociações e justificativas para os valores de licenciamento. ...
Abstract
The interaction between university and companies is important in scientific and technological development. Firms provide the market-need view for universities, and universities, in turn, provide technical and technological knowledge that can generate innovation. However, the relationship between these two actors of the innovation ecosystem does not always occur naturally and dynamically. The transfer of technologies developed from university to business is one of the forms of interaction, and l ...
The interaction between university and companies is important in scientific and technological development. Firms provide the market-need view for universities, and universities, in turn, provide technical and technological knowledge that can generate innovation. However, the relationship between these two actors of the innovation ecosystem does not always occur naturally and dynamically. The transfer of technologies developed from university to business is one of the forms of interaction, and licensing is the most widely used form of transfer for protected technologies. An important step in a negotiation is the estimated value of the technology being transferred. Many universities lack clear methodologies to reach a licensing value. However, many instances of the universities in which licensing is processed, request objective justifications for the negotiated value. The purpose of this thesis is to analyze the process of technology transfer and valuation in the context of public universities, for which was used the exploratory method of comparative case study between Brazil and Portugal. With the purpose of accomplishing the study, a university in each country was selected, and based on interviews, documentary analysis and observations; a successful case of technology licensing was chosen from each institution. It was then possible to determine facilitating factors and barriers in the licensing and valuation process. A practical method of calculating royalties from some variables, based on literature and findings was proposed. The study contributes theoretically to the topic of valuation of technologies of public universities, as well as, it contributes in practice to form a basis for negotiations of values and justifications for the licensing values achieved. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6061)Administração (1951)
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