Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente pesquisa a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância buscou entender de que modo se constitui a docência de professoras que atuam com bebês e crianças bem pequenas na creche e quais aspectos que compõem a mesma. A partir do problema de pesquisa, os principais objetivos do trabalho investigativo foram os seguintes: 1) apresentar e discutir o conceito de docência e as suas composições dentro da creche; 2) analisar a visão das professoras, bem como a importância de d ...
A presente pesquisa a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância buscou entender de que modo se constitui a docência de professoras que atuam com bebês e crianças bem pequenas na creche e quais aspectos que compõem a mesma. A partir do problema de pesquisa, os principais objetivos do trabalho investigativo foram os seguintes: 1) apresentar e discutir o conceito de docência e as suas composições dentro da creche; 2) analisar a visão das professoras, bem como a importância de determinados aspectos por elas citados; 3) evidenciar as principais composições da profissão docente com crianças de 0 a 3 anos para se pensar o processo de construção do práticas cotidianas que possibilitem experiências respeitosas e potentes para bebês e crianças bem pequenas, bem como a sutileza da ação docente, que utiliza o cuidado e as relações corporais como forma de comunicação e relações sociais. Metodologicamente são realizadas entrevistas com 11 professoras atuantes em Escolas de Educação Infantil da rede pública e privada. Para análise dos dados o estudo fundamenta-se na análise do conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pelo autor: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Para tanto, os dados investigativos da pesquisa são compostos pelas entrevistas desenvolvidas ao longo do semestre com professoras de crianças de 0 a 3 anos, da rede pública e privada e com diferentes formações – magistério, ensino superior e pós-graduação. A partir das análises são evidenciados os seguintes aspectos na composição da docência das professoras entrevistadas: o afeto, as relações corporais e a relação cuidar-educar. Nesse sentido, a intencionalidade nas práticas pedagógicas e os contextos que promovam experiências e continuidade entre as propostas reforçam a contrariedade da fragmentação do processo educativo. Desse modo, é preciso considerar uma mudança de concepções docentes em relação à prática docente com crianças de 0 a 3 anos, para que se tenha como ponto de partida as curiosidades e as questões trazidas pelas crianças em seus processos de investigação, experimentação e descoberta do mundo que as cerca. Somando-se, assim, às proposições que devem ser realizadas pelos professores a partir de um planejamento da ecologia educativa – ou seja, a proposição de tempos, espaços, materiais, linguagens e relações que possibilitem uma Educação Infantil que respeite e acolha as crianças. Contemplando, assim, um modo de trabalho com as crianças organizado pela perspectiva da Pedagogia da Infância. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1442)
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