Ío e o duplo : um bestiário
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
Esta tese propõe uma investigação sobre o conceito de duplo, oriunda da percepção de sua presença na produção artística da Ío. Partindo de um resgate de sua genealogia, busco compreender o surgimento do duplo, conceituá-lo por meio de suas representações na mitologia e nas artes, para identificar as formas através das quais este se apresenta em variadas áreas do conhecimento e realizações humanas. Partindo de estudos antropológicos e psicanalíticos que identificam o duplo como indissociável da ...
Esta tese propõe uma investigação sobre o conceito de duplo, oriunda da percepção de sua presença na produção artística da Ío. Partindo de um resgate de sua genealogia, busco compreender o surgimento do duplo, conceituá-lo por meio de suas representações na mitologia e nas artes, para identificar as formas através das quais este se apresenta em variadas áreas do conhecimento e realizações humanas. Partindo de estudos antropológicos e psicanalíticos que identificam o duplo como indissociável da experiência humana, e sua manifestação na forma de cópias, replicações, mas também sombras, reflexos, e outros, investigo as pulsões subjacentes à sua existência, e suas formas menos evidentes de apresentação. O que norteia a tese é a percepção do duplo como um conceito fortemente vinculado às inquietações no que tange à morte, dividindo-se em três eixos principais: o duplo como forma de preservar o eu após a morte do corpo; o embate entre as pulsões de vida e de morte, Eros e Thanatos; e o duplo como uma armadilha do si-mesmo, uma busca por aniquilação. Ancorado na produção da Ío, ao longo dos capítulos é tecido um diálogo com diversos artistas contemporâneos cuja obra permeia estes temas, bem como são traçados paralelos com outras manifestações culturais e áreas do conhecimento que se debruçam sobre este assunto, emulando a própria forma com que estruturo meu pensamento artístico. O duplo se apresenta como um conceito fugidio, aparentemente simples, porém de difícil definição quando nos debruçamos sobre ele. Graças à pesquisa realizada, foi possível elaborar o que chamei de bestiário de duplos, identificando suas diferentes formas, ocorrências e, sobretudo, pertinência no campo da arte enquanto conceito operatório. ...
Résumé
Cette thèse présente une recherche sur le concept de double, provenant de la perception de sa présence dans la production artistique de Ío. En revisitant sa généalogie, je cherche à comprendre l’émergence du double, à le conceptualiser à travers ses représentations dans la mythologie et les arts, à identifier la manière dont il se présente dans divers domaines de la connaissance et des réalisations humaines. En partant d’études anthropologiques et psychanalytiques identifiant le double comme in ...
Cette thèse présente une recherche sur le concept de double, provenant de la perception de sa présence dans la production artistique de Ío. En revisitant sa généalogie, je cherche à comprendre l’émergence du double, à le conceptualiser à travers ses représentations dans la mythologie et les arts, à identifier la manière dont il se présente dans divers domaines de la connaissance et des réalisations humaines. En partant d’études anthropologiques et psychanalytiques identifiant le double comme indissociable de l’expérience humaine, et sa manifestation sous forme de copies, de réplications, mais également d’ombres, de réflets et d’autres, j’enquête sur les pulsions sous-jacentes à son existence et ses formes de présentation moins évidentes. La thèse est guidée par la perception du double comme concept étroitement lié aux préoccupations envers la mort, divisée en trois axes principaux: le double comme moyen de préserver le soi après la mort du corps; le choc entre les pulsions de vie et de mort, Eros et Thanatos; et le double comme un piège envers soi-même, une recherche d'annihilation. Ancré dans la production de Ío, un dialogue est établi tout au long des chapitres avec plusieurs artistes contemporains dont le travail imprègne ces thèmes, ainsi que parallèlement à d’autres manifestations culturelles et domaines de la connaissance traitant de cette question, en imitant la forme même à travers laquelle je structure ma pensée artistique. Le double apparaît comme un concept fugitif, apparemment simple, mais difficile à définir quand on le regarde de plus près. Grâce à cette recherche, il a été possible d'élaborer ce que j'ai appelé un bestiaire de doubles, en identifiant leurs différentes formes, occurrences et, surtout, leur pertinence dans le domaine de l'art en tant que concept opératoire. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2878)Artes Visuais (473)
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