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dc.contributor.advisorKern, Daniela Pinheiro Machadopt_BR
dc.contributor.authorCattani, Laura Borsapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-30T02:40:48Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194780pt_BR
dc.description.abstractEsta tese propõe uma investigação sobre o conceito de duplo, oriunda da percepção de sua presença na produção artística da Ío. Partindo de um resgate de sua genealogia, busco compreender o surgimento do duplo, conceituá-lo por meio de suas representações na mitologia e nas artes, para identificar as formas através das quais este se apresenta em variadas áreas do conhecimento e realizações humanas. Partindo de estudos antropológicos e psicanalíticos que identificam o duplo como indissociável da experiência humana, e sua manifestação na forma de cópias, replicações, mas também sombras, reflexos, e outros, investigo as pulsões subjacentes à sua existência, e suas formas menos evidentes de apresentação. O que norteia a tese é a percepção do duplo como um conceito fortemente vinculado às inquietações no que tange à morte, dividindo-se em três eixos principais: o duplo como forma de preservar o eu após a morte do corpo; o embate entre as pulsões de vida e de morte, Eros e Thanatos; e o duplo como uma armadilha do si-mesmo, uma busca por aniquilação. Ancorado na produção da Ío, ao longo dos capítulos é tecido um diálogo com diversos artistas contemporâneos cuja obra permeia estes temas, bem como são traçados paralelos com outras manifestações culturais e áreas do conhecimento que se debruçam sobre este assunto, emulando a própria forma com que estruturo meu pensamento artístico. O duplo se apresenta como um conceito fugidio, aparentemente simples, porém de difícil definição quando nos debruçamos sobre ele. Graças à pesquisa realizada, foi possível elaborar o que chamei de bestiário de duplos, identificando suas diferentes formas, ocorrências e, sobretudo, pertinência no campo da arte enquanto conceito operatório.pt_BR
dc.description.abstractCette thèse présente une recherche sur le concept de double, provenant de la perception de sa présence dans la production artistique de Ío. En revisitant sa généalogie, je cherche à comprendre l’émergence du double, à le conceptualiser à travers ses représentations dans la mythologie et les arts, à identifier la manière dont il se présente dans divers domaines de la connaissance et des réalisations humaines. En partant d’études anthropologiques et psychanalytiques identifiant le double comme indissociable de l’expérience humaine, et sa manifestation sous forme de copies, de réplications, mais également d’ombres, de réflets et d’autres, j’enquête sur les pulsions sous-jacentes à son existence et ses formes de présentation moins évidentes. La thèse est guidée par la perception du double comme concept étroitement lié aux préoccupations envers la mort, divisée en trois axes principaux: le double comme moyen de préserver le soi après la mort du corps; le choc entre les pulsions de vie et de mort, Eros et Thanatos; et le double comme un piège envers soi-même, une recherche d'annihilation. Ancré dans la production de Ío, un dialogue est établi tout au long des chapitres avec plusieurs artistes contemporains dont le travail imprègne ces thèmes, ainsi que parallèlement à d’autres manifestations culturelles et domaines de la connaissance traitant de cette question, en imitant la forme même à travers laquelle je structure ma pensée artistique. Le double apparaît comme un concept fugitif, apparemment simple, mais difficile à définir quand on le regarde de plus près. Grâce à cette recherche, il a été possible d'élaborer ce que j'ai appelé un bestiaire de doubles, en identifiant leurs différentes formes, occurrences et, surtout, leur pertinence dans le domaine de l'art en tant que concept opératoire.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDoublefr
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectPoiética : Artept_BR
dc.subjectArt contemporainfr
dc.subjectPoiétiquefr
dc.titleÍo e o duplo : um bestiáriopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001090384pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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