Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMoll, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorDill, Juliana Kaeferpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T02:36:47Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194609pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa situa-se no campo das políticas de educação integral e de educação especial e tem por objetivo compreender e analisar as interfaces entre a educação integral e a educação inclusiva em uma escola pública de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia envolveu revisão de literatura e estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi entrevista semiestruturada e observação do cotidiano escolar, por permitir explorar mais amplamente as abordagens e proporcionar aos entrevistados maior liberdade para emitir as suas opiniões. O primeiro capítulo desta dissertação é um estudo bibliográfico que busca compreender e analisar as concepções de educação especial que foram construídas ao longo da história no município de Porto Alegre. Essa discussão apoiou-se na reflexão de paradigma abissal de Boaventura Souza Santos, observando como os discursos de uma sociedade eurocêntrica vão normatizando ações e provocando desumanizações. O segundo capítulo busca verificar os entrelaçamentos e intersecções da educação integral e da educação inclusiva no cotidiano de uma escola pública. A educação integral, bem como a educação inclusiva, são propostas de enfrentamento às exclusões e normatizações e têm como elo o conceito de diversidade, que favorece a presença do estudante com deficiência na escola regular. Por meio das informações levantadas na escola Ana Íris, surge o terceiro capítulo, sobre a importância da ampliação da jornada escolar para uma formação humana integral de seus estudantes. Nesse texto, são discutidos os conceitos de modernidade líquida e modernidade sólida trazidos por Bauman, na perspectiva de pensar o tempo como uma construção humana e cultural para ritmar a vida.pt
dc.description.abstractThe research is related to the integral education policies and the special education and aims to understand and analyze the interfaces of the integral education and the inclusive education in a public school of Porto Alegre. This is a qualitative research whose methodology involved literature review and case studies. The research instrument was a semistructured interview and a school daily life observation allowing a wider examination of the approaches and giving more freedom to the interviewees to express their opinions. The first manuscript of this dissertation is a bibliographical study to understand and analyze the conceptions of the special education that were constructed throughout the history in the city of Porto Alegre. This discussion was based on the abysmal paradigm reflection of Boaventura Souza Santos where it is observed how the discourses of an eurocentric society can normalize actions and provoke deshumanizations.The second manuscript aims to verify the interlacements and intersections of the integral education and the inclusive education on a public school daily life. The integral and the inclusive education are proposals to confront the exclusion and normalization that are related to the diversity concept which support the presence of students with disabilities in regular schools.Through the information obtained at Ana Iris School the third manuscript brings the importance of extending the school day to an integral human formation of its students.In this context the concepts of liquid and solid modernity presented by Bauman are discussed with the perspective of considering time as a human and cultural construction to rhythm life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectIntegral Educationen
dc.subjectIntegral Human Formationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectInclusive Educationen
dc.subjectStudents with Disabilitiesen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEducação especial e educação integral : um estudo de caso sobre as interfaces em uma escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001093522pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem