O outro na educação especial : uma abordagem pela lente do reconhecimento
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Data
2017Tipo
Resumo
O artigo tem seu ponto de partida no impasse trazido pela questão do outro na educação especial. O pensamento moderno – com seu elogio à razão – concentra-se principalmente no primado da subjetividade e na ocultação do outro. É como contraponto a esse fluxo principal que a noção de reconhecimento é aqui introduzida. A tese é que o reconhecimento ocupa papel central nas questões de escolaridade e educação, servindo como lente para contextualizar as perspectivas que engendram e circunscrevem a ed ...
O artigo tem seu ponto de partida no impasse trazido pela questão do outro na educação especial. O pensamento moderno – com seu elogio à razão – concentra-se principalmente no primado da subjetividade e na ocultação do outro. É como contraponto a esse fluxo principal que a noção de reconhecimento é aqui introduzida. A tese é que o reconhecimento ocupa papel central nas questões de escolaridade e educação, servindo como lente para contextualizar as perspectivas que engendram e circunscrevem a educação especial – tais como a caritativa, a médica e a político-legal, de viés inclusivo. O estudo vincula a questão da alteridade às situações concretas em que ela é vivenciada, com efeitos nos campos da moral, da ética e do agir pedagógico. ...
Abstract
This article has its starting point on the impasse brought by the question of the other in special education. Modern thought – and its praise of reason – concentrates mainly on the primacy of subjectivity and the occultation of the other. It is as a counterpoint to such main stream that the notion of recognition is here introduced. The thesis here advanced is that recognition occupies a central role when matters of schooling and education are concerned and works as a lens to contextualize the p ...
This article has its starting point on the impasse brought by the question of the other in special education. Modern thought – and its praise of reason – concentrates mainly on the primacy of subjectivity and the occultation of the other. It is as a counterpoint to such main stream that the notion of recognition is here introduced. The thesis here advanced is that recognition occupies a central role when matters of schooling and education are concerned and works as a lens to contextualize the perspectives that engender and circumscribe special education, such as the charitable, the medical and the political perspectives, with inclusive bias. In this study the notion of otherness and the concrete situations in which they take place are put together and their effects in the areas of moral, ethics and pedagogical agency are pointed out. ...
Contido em
Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2017), p. 290-314
Origem
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