Mostrar registro simples

dc.contributor.authorUllrich, Wladimir Brasilpt_BR
dc.contributor.authorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.date.accessioned2019-05-24T02:36:26Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194546pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem seu ponto de partida no impasse trazido pela questão do outro na educação especial. O pensamento moderno – com seu elogio à razão – concentra-se principalmente no primado da subjetividade e na ocultação do outro. É como contraponto a esse fluxo principal que a noção de reconhecimento é aqui introduzida. A tese é que o reconhecimento ocupa papel central nas questões de escolaridade e educação, servindo como lente para contextualizar as perspectivas que engendram e circunscrevem a educação especial – tais como a caritativa, a médica e a político-legal, de viés inclusivo. O estudo vincula a questão da alteridade às situações concretas em que ela é vivenciada, com efeitos nos campos da moral, da ética e do agir pedagógico.pt
dc.description.abstractThis article has its starting point on the impasse brought by the question of the other in special education. Modern thought – and its praise of reason – concentrates mainly on the primacy of subjectivity and the occultation of the other. It is as a counterpoint to such main stream that the notion of recognition is here introduced. The thesis here advanced is that recognition occupies a central role when matters of schooling and education are concerned and works as a lens to contextualize the perspectives that engender and circumscribe special education, such as the charitable, the medical and the political perspectives, with inclusive bias. In this study the notion of otherness and the concrete situations in which they take place are put together and their effects in the areas of moral, ethics and pedagogical agency are pointed out.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2017), p. 290-314pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectOtheren
dc.subjectRecognitionen
dc.titleO outro na educação especial : uma abordagem pela lente do reconhecimentopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001088139pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples