Recommender System for Learning Objects based in Learner-user Choices in E-learning Systems
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Nesta tese é apresentada uma abordagem de recomendação de objetos de aprendizagem em sistemas de e-learning, a qual foi desenvolvida para ajudar a minimizar o problema de sobrecarga de informação de objetos de aprendizagem. Nesses sistemas, os usuários estudantes geralmente realizam um conjunto de escolhas ou tomadas de decisão (―o que aprender‖, ―como aprender‖, ―que caminho de aprendizagem seguir para aprender‖, ―com quem aprender‖, entre outros) durante a aprendizagem, dependendo do sistema. ...
Nesta tese é apresentada uma abordagem de recomendação de objetos de aprendizagem em sistemas de e-learning, a qual foi desenvolvida para ajudar a minimizar o problema de sobrecarga de informação de objetos de aprendizagem. Nesses sistemas, os usuários estudantes geralmente realizam um conjunto de escolhas ou tomadas de decisão (―o que aprender‖, ―como aprender‖, ―que caminho de aprendizagem seguir para aprender‖, ―com quem aprender‖, entre outros) durante a aprendizagem, dependendo do sistema. A abordagem desenvolvida usa o resultado dessas escolhas como fonte de informação. A aplicação dessa abordagem é apresentada sobre dois sistemas: o AdaptWeb e o MERLOT, seguida de uma avaliação experimental de acurácia de predicação de uso em cada sistema. Com isso, mostrouse que é possível utilizar os resultados dessas escolhas do usuário como fonte de informação para um sistema de recomendação, além disso, nesses sistemas, a acurácia de predição do uso varia de acordo com a combinação de escolhas do usuário e apresenta acurácia maior do que a das abordagens baseline com diferença estatisticamente significativa. Limitações da abordagem também são discutidas, por exemplo, quando o usuário faz escolhas não seguindo suas preferências, mas de acordo com o contexto, tais escolhas podem influenciar na precisão do sistema ao longo do tempo. Apesar dessa abordagem de recomendação estar focada em sistemas de e-learning, do domínio de Educação, discute-se brevemente como utilizá-la em outros domínios, como o de Turismo, onde se observa que os usuários podem tomar decisões ao interagir com sistemas. ...
Abstract
In this thesis, a developed recommendation approach of learning objects in e-learning systems is presented, which helps to alleviate the problem of information overload of learning objects. In these systems, learner-users often make a set of choices or decision-making (―what to learn‖, ―how to learn‖, ―in which learning pathway to learn‖, ―with whom to learn‖, among others), depending on the system. The developed recommendation approach uses the result of these choices as a source of informatio ...
In this thesis, a developed recommendation approach of learning objects in e-learning systems is presented, which helps to alleviate the problem of information overload of learning objects. In these systems, learner-users often make a set of choices or decision-making (―what to learn‖, ―how to learn‖, ―in which learning pathway to learn‖, ―with whom to learn‖, among others), depending on the system. The developed recommendation approach uses the result of these choices as a source of information. The application of this approach is presented on two systems: AdaptWeb and MERLOT, followed by an experimental evaluation of usage prediction accuracy in each system. With this, it was shown that it is possible to use the results of these user choices as a source of information for a recommender system, in addition, in these systems, the usage prediction accuracy varies according to the combination of user choices and it presents statistically significant higher prediction accuracy than the baseline approaches. Limitations of the LO recommendation approach are also presented, for example, when the user makes choices not following their preferences, but according to the context, such choices can influence the accuracy of the system over time. Although this recommendation approach is focused on e-learning systems in the field of Education, it is briefly discussed how to use it in other domains, such as Tourism, where it is observed that users can make decisions when interacting with systems. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Coleções
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Ciências Exatas e da Terra (5034)Computação (1732)
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