As novas tecnologias e seu uso pelos bebês : o que as mães pensam sobre essa nova realidade?
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Os avanços tecnológicos da atualidade propiciaram um mundo novo de conhecimentos e possibilidades sem precedentes nas gerações anteriores. Os dispositivos móveis, como tablets e celulares são amplamente utilizados na rotina das famílias, proporcionando conexão em tempo integral e ao alcance das mãos. A televisão também segue amplamente utilizada, principalmente em famílias com crianças pequenas. Evidencia-se o constante aumento da exposição e uso das tecnologias pelos bebês, embora não exista u ...
Os avanços tecnológicos da atualidade propiciaram um mundo novo de conhecimentos e possibilidades sem precedentes nas gerações anteriores. Os dispositivos móveis, como tablets e celulares são amplamente utilizados na rotina das famílias, proporcionando conexão em tempo integral e ao alcance das mãos. A televisão também segue amplamente utilizada, principalmente em famílias com crianças pequenas. Evidencia-se o constante aumento da exposição e uso das tecnologias pelos bebês, embora não exista um consenso na literatura a respeito dos seus possíveis efeitos para o desenvolvimento infantil, já que se trata de um período crucial, que serve como base para as relações posteriores. A partir disso, a presente dissertação de mestrado foi composta por dois estudos: o primeiro teve como objetivo compreender qualitativamente o uso que as mães de crianças de até dois anos fazem das tecnologias como celulares, tablets e também da televisão. O segundo buscou investigar indicadores da função de mãe suficientemente boa na interação da mãe com o bebê, no contexto do uso das tecnologias. Participaram do estudo sete mães de bebês de até 24 meses através de grupos focais. A partir da análise dos dados, foi possível compreender que o uso das tecnologias em famílias com bebês muitas vezes está relacionado às necessidades dos adultos e não dos bebês. Sugere-se que as crianças pequenas podem se beneficiar do ambiente tecnológico quando este buscar adaptar-se às suas necessidades, contribuindo assim para o seu desenvolvimento emocional saudável. ...
Abstract
Today's tchnological advances have provided a new world of knowledge and possibilities unprecedented in previous generations. Mobile devices such as tablets and smartphones are widely used in families’ routines, providing full-time and hands-on connection. Television also continues to be widely used, especially in families with young children. There is evidence of the constant increase in exposure and use of technologies by infants, although there is no consensus in the literature about its pos ...
Today's tchnological advances have provided a new world of knowledge and possibilities unprecedented in previous generations. Mobile devices such as tablets and smartphones are widely used in families’ routines, providing full-time and hands-on connection. Television also continues to be widely used, especially in families with young children. There is evidence of the constant increase in exposure and use of technologies by infants, although there is no consensus in the literature about its possible effects on child development, which is crucial for development, which serves as a basis for later relationships. From this, the present thesis was composed by two studies: the first one had the objective of qualitatively understanding the use that mothers of children up to 2 years of age make of technologies such as cell phones, tablets and also television. The second aimed to investigate indicators of the function of good-enough mother in the interaction of the mother with the baby, in the context of the use of the technologies. Seven mothers of babies up to 24 months of age participated in the study through focus groups. From the data analysis, it was possible to understand that the use of technologies in families with babies is often related to adults’ needs and not babies’. It is suggested that babies can benefit from the technological environment when it seeks to adapt to their needs, thus contributing to their healthy emotional development. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7540)Psicologia (696)
Este item está licenciado na Creative Commons License