Narrativa de matriz existencial : reconsiderações sobre o cinema brasileiro através de Noite Vazia e São Paulo S/A
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese tem como tema a história do Cinema brasileiro, sua delimitação se dá por duas fronteiras, a primeira, o escopo temporal da década de 1960, e a segunda, uma aproximação das noções filosóficas e narrativas articuladas pelo modelo existencialista de pensamento. O objetivo geral da investigação foi propor um exercício reinterpretativo de saberes estabelecidos pela historiografia do Cinema Brasileiro a partir do protagonismo sócio-histórico de duas obras: São Paulo Sociedade Anônima (1965) ...
Esta tese tem como tema a história do Cinema brasileiro, sua delimitação se dá por duas fronteiras, a primeira, o escopo temporal da década de 1960, e a segunda, uma aproximação das noções filosóficas e narrativas articuladas pelo modelo existencialista de pensamento. O objetivo geral da investigação foi propor um exercício reinterpretativo de saberes estabelecidos pela historiografia do Cinema Brasileiro a partir do protagonismo sócio-histórico de duas obras: São Paulo Sociedade Anônima (1965) de Luís Sérgio Person e Noite Vazia (1964) de Walter Hugo Khouri. A hipótese averiguada foi a da possível existência de uma poética fílmica organizadora de uma ambiência estética muito particular, porém não aprofundada dentro da historiografia. Para tanto, introduzi o processo de formação da identidade cultural do Brasil na década de 1960; averiguei indícios existencialistas dentro das falas histórico-historiográficas, acadêmicas e jornalísticas; apresentei a reinterpretação do período a partir de apontamentos narrativos e existenciais; considerei os achados de pesquisa enquanto organizadores de um conceito específico e seu possível impacto na historiografia do período. A metodologia de trabalho foi multidisciplinar e tocou majoritariamente em questões de revisão historiográfica crítica, revisão bibliográfica e análise fílmico-narrativa. Os principais marcos teóricos do trabalho foram: o cânone da historiografia do cinema brasileiro, enquanto objeto de crítica revisional; Astor Diehl, na condição de inspiração do movimento de revisão historiográfica crítica; Jean-Paul Sartre, Albert Camus, Martin Heidegger e Søren Kierkegaard como balizadores do existencialismo. Da pesquisa conclui-se que há um vasto conjunto de referências ao modelo narrativo e filosófico do existencialismo, embora este não seja aprofundado dentro do cânone do Cinema nacional acerca dos anos 1960; em função disso, por fim propus uma organização conceitual das evidências historiográficas que apontavam para a ocorrência e relevância de uma narrativa de matriz existencial, seja como lente de auxílio ao entendimento histórico, seja como ferramenta de construção narrativa. ...
Abstract
The theme of this thesis is the history of Brazilian Cinema, its delimitation is set by two borders, the first, the temporal scope of the 1960s, and the second, a relationship established by the philosophical and narrative notions portrayed by the existentialist model of thought. The main objective of the research was to offer a reinterpretative exercise of the meanings established by historiography from the socio-historical protagonism of two films: São Paulo Sociedade Anônima (1965) by Luís S ...
The theme of this thesis is the history of Brazilian Cinema, its delimitation is set by two borders, the first, the temporal scope of the 1960s, and the second, a relationship established by the philosophical and narrative notions portrayed by the existentialist model of thought. The main objective of the research was to offer a reinterpretative exercise of the meanings established by historiography from the socio-historical protagonism of two films: São Paulo Sociedade Anônima (1965) by Luís Sérgio Pessoa and Noite Vazia (1964) by Walter Hugo Khouri. The hypothesis verified dealt with the possible existence of a filmic poetics capable of organizing a very particular aesthetic ambience, but not largely discussed within its historiography. With effect, I introduced the process of formation of the cultural identity of Brazil in the 1960s; I have ascertained existentialist evidence within historical-historiographic, academic, and journalistic discourse; I presented the reinterpretation of the period from narrative and existential foundings; I considered the research findings as organizers of a specific concept and its possible impact on the historiography of the period. The methodology of work was multidisciplinary and touched mostly on issues of critical historiographic review, bibliographical review and film-narrative analysis. The main theoretical frameworks of the study were: the canon of the historiography of the Brazilian cinema, as object of revisionary criticism; Astor Diehl, as proponent of the critical historiographical revision; Jean-Paul Sartre, Albert Camus, Martin Heidegger and Søren Kierkegaard as basis for the discussion on existentialism. From the research it was concluded that there is a vast set of references to the narrative and philosophical model of existentialism, although this is not abundantly considered within the canon, finally I proposed a conceptual organization of the historiographical evidences that pointed towards the occurrence and relevance of a existential narrative “framework”, be it as a lens to aid historical understandings, or as a tool of narrative construction. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Comunicação e Informação (598)
Este item está licenciado na Creative Commons License