Mostrar el registro sencillo del ítem
Metodologia de projetos e a formação continuada de professores : uma experiência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Soares, Felix Alexandre Antunes | pt_BR |
dc.contributor.author | Righi, Marcia Medianeira Toniasso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-01T02:34:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193698 | pt_BR |
dc.description.abstract | As ferramentas pedagógicas são recursos que podem auxiliar o professor em suas aulas, cabe a ele escolher a melhor metodologia ou estratégia a ser adotada em seu planejamento. Nos últimos anos, surgiram novas estratégias de ensino e também utiliza-se cada vez mais a metodologia de projetos nas escolas. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como a metodologia por projetos pode contribuir para a melhoria da prática pedagógica dos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Realizou-se a coleta de dados e, posteriormente, a análise dos resultados obtidos na investigação na escola, quando foi possível construir oficinas pedagógicas. Para isto, utilizou-se um questionário semiestruturado com questões abertas, caracterizando-se como um estudo de caso. Na verificação dos dados, empregou-se o método descritivo com análise de conteúdo. A amostra envolveu uma escola municipal da cidade de Cachoeira do Sul/RS e uma escola estadual de Santa Maria/RS. Com os resultados da coleta de dados, foram criadas as seguintes oficinas ministradas para os professores: metodologia de projetos (criação, desenvolvimento e aplicação), manuseio da Lousa Digital (inicialização e finalização do dispositivo, bem como uso de algumas ferramentas e recursos) e Windows Movie Maker (recursos disponíveis do programa). Além disso, durante a pesquisa foram desenvolvidos projetos por professores e seus alunos, que utilizaram as novas ferramentas desenvolvidas nas oficinas durante o ano, e, para finalizar o projeto na escola, foram apresentados os resultados obtidos para a comunidade escolar. Com o desenvolvimento de três projetos no decorrer do ano letivo, podemos constatar o que os professores entendem por ferramentas pedagógicas e tecnológicas. Através do desenvolvimento das oficinas, alguns professores conseguiram manusear melhor algumas ferramentas disponíveis na escola. Podemos concluir que a metodologia utilizada através da metodologia de projetos pode auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos ministrados pelos professores em sala de aula, tornando as suas aulas mais interativas, alcançando, assim, uma aprendizagem mais significativa para os alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The pedagogical or technological tools are resources that can help the teacher in his classes, it is up to him to choose the best methodology or strategy to be adopted in his planning. In recent years, new teaching strategies have emerged and project methodology is being used more and more in schools. This research had as objective to investigate how the methodology by projects can contribute to the improvement of the pedagogical practice of the teachers of Early Childhood Education and Initial Years of Elementary Education. Data collection and, later, the analysis of the results obtained in the research in the school, when it was possible to construct pedagogical workshops. For this, a semi-structured questionnaire was used with open questions, characterizing itself as a case study. In the verification of the data, the descriptive method with content analysis was used. The sample involved a municipal school in the city of Cachoeira do Sul/ RS and a state school in Santa Maria / RS. With the results of data collection, the following workshops were created for teachers: project methodology (creation, development and application), handling of the Digital Lousa (initialization and finalization of the device, as well as use of some tools and resources) and Windows Movie Maker (available program features). In addition, during the research projects were developed by teachers and their students, who used the new tools developed in the workshops during the year, and, to finalize the project at school, the results obtained for the school community were presented. With the development of three projects during the school year, we can see what teachers understand by pedagogical and technological tools. Through the development of the workshops, some teachers were able to better handle some of the tools available at the school. We can conclude that the methodology used through the project methodology can help in the development of content delivered by teachers in the classroom, making their classes more interactive, thus achieving a more meaningful learning for students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Methodology by projects | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Continuing teacher training | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Feeding | en |
dc.subject | Pedagogical tools | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.title | Metodologia de projetos e a formação continuada de professores : uma experiência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Methodology of projects and continued teacher training : an experience in children education and in the years of fundamental education | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001084552 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Multidisciplinario (2563)