Educação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultiana
dc.contributor.advisor | Santos, Suelen Assunção | pt_BR |
dc.contributor.author | Dalmoro, Isabel Cristina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T02:35:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193669 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente Dissertação resulta de uma pesquisa que teve como questão motivadora saber se e como a perspectiva filosófica foucaultiana pode atuar com a Educação Ambiental. Nesse sentido, o objetivo do estudo consistiu em examinar como o conceito de poder ubuesco pode servir para lançar outros olhares sobre a mencionada educação. A base teórica que deu sustentação para o exame do conceito de poder ubuesco vincula-se aos estudos de Foucault, especificamente em torno das aulas que compõem a obra Os Anormais (1974-1975). Segundo Foucault, o poder ubuesco integra um discurso que contém a uma só vez três propriedades: o poder de vida e de morte, o poder de verdade e o poder de fazer rir. Além disso, pelo poder ubuesco ocorre a maximização dos efeitos do poder a partir da desqualificação de quem os produz. O estudo foi baseado no método da Cartografia, método pelo qual se buscou investigar a produção dessa ferramenta analítica foucaultiana. Desse modo, foi percorrendo trilhas, mapeando sentidos e desdobramentos no processo de sua construção que se buscou a articulação do poder ubuesco com temas relacionados com a crise ambiental vigente e que encontram lugar junto à temática da Educação Ambiental. Para tanto, o material empírico utilizado compreendeu teorizações que impulsionaram e de algum modo abordaram o conceito, bem como discursos acerca de questões referentes ao ambiente e que constituem uma rede discursiva da Educação Ambiental. Rede tecida com a dupla função de servir como suporte e como alvo para o estudo do conceito de poder ubuesco. O exercício analítico efetuado mostrou que: 1) o discurso que abarca o poder ubuesco faz parte da rede discursiva da Educação Ambiental, 2) os efeitos do discurso que envolve o poder ubuesco podem se dar tanto em humanos como ter ressonâncias também sobre os não-humanos, 3) o discurso que abarca esse conceito diagonaliza as demais categorias de poder (disciplinar, pastoral e soberano), maximizando seus efeitos de poder. Para mais, pode-se afirmar que o poder ubuesco possui potencialidades de estudo por conta do discurso do qual faz parte. | pt_BR |
dc.description.abstract | This Masters dissertation is the result of a research that had as motivating question to know if and how the foucaultian philosophical perspective can act with Environmental Education. In this sense, the objective of the study was to examinate how the concept of ubuesque power can serve to cast another glance to the referred education. The theoretical basis that sustained the examination of the concept of ubuesque power is related to the studies of Foucault, specifically the classes that make up the work Abnormal (1974-1975). According to Foucault, the ubuesque power integrates a speech that contains, at once, three properties: the power of life and death, the power of truth and the power to make one laugh. Beyond that, by the ubuesque power occurs the maximization of the effects of power from the disqualification of who makes it. The study was based on the Cartography method, by which it was sought to investigate the production of this foucaultian analytical tool. This way, following trails, mapping senses and unfoldings in the process of its construction that was sought the articulation of the ubuesque power with themes related to the present environmental crisis and that find place with the theme of Environmental Education. For this, the used empirical material comprehended theorizations that boosted and somehow approached the concept, as well as speeches about environmental issues and constitute one discursive network of Environmental Education. Woven network with the double function of support and target to the study of the concept of ubuesque power. The analytical exercise showed that: 1) the speech that covers the ubuesque power integrates the discursive network of Environmental Education, 2) the effects of the speech around the ubuesque power can affect both the human and to have resonances in the non-human, 3) the speech that convers this concept diagonalizes the other power categories (disciplinary, pastoral and sovereign), maximizing its effects of power. Therefore, it can be stated that the ubuesque power has potentialities of study because of the speech in which is integrated. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Environmental Education | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Michel Foucault | en |
dc.subject | Ubuesque Power | en |
dc.subject | Philosophy | en |
dc.title | Educação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultiana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001091615 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Multidisciplinar (2563)