Google Trends e Google Correlate : potencialidades para o ensino de matemática em turmas de 9º ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Dalla Vecchia, Rodrigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Rafael Rodrigues dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T02:34:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193423 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende investigar as potencialidades do uso de Big Data nos processos de ensino e aprendizagem da matemática, envolvendo conceitos relacionados a funções lineares e quadráticas. Como aporte tecnológico serão utilizados o Google Trends e o Google Correlate, que apresentam correlações entre gráficos de funções e dados de pesquisas de busca online registrados nos últimos anos pelo Google. Como pergunta diretriz, assumimos “Quais as potencialidades do uso do Google Trends e do Google Correlate em sala da aula para o estudo de funções?”. Os referenciais teóricos que dão sustentação para a pesquisa se ancoram nas ideias de Big Data na educação, por meio de Santos e Lemes (2014) e nas relações entre Educação Matemática e Tecnologias Digitais, usando Maltempi (2008), Borba e Penteado (2007) e Jenkins et al (2009). Os participantes da pesquisa foram alunos de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre. A pesquisa foi conduzida sob o viés qualitativo de investigação, procurando indícios de respostas ao questionamento principal. Como principais resultados deste projeto podemos destacar as habilidades descritas por Jenkins et al (2009) que se fizeram presentes na observação da prática desenvolvida pelos estudantes. São elas: a performance, a simulação, a apropriação, a cognição distribuída, a inteligência coletiva, o julgamento, a navegação transmidiática e o networking Segundo os autores, o desenvolvimento dessas habilidades em sala de aula pode estar relacionado à construção da Literacia Digital. Sob um olhar matemático, foi trabalhado o estudo de funções de primeiro e segundo grau e seus gráficos, relacionando-os a elementos do cotidiano dos alunos. Foi necessário um conhecimento prévio de gráficos de função, para que os alunos conseguissem analisar com propriedade os comportamentos das imagens. Também podemos salientar os resultados obtidos do questionário elaborado com os alunos, que apresentaram uma resposta positiva ao projeto. Segundo os estudantes, a tarefa teve a potencialidade de auxiliar no processo de concretização e na contextualização dos conteúdos já trabalhados anteriormente em aula. | pt |
dc.description.abstract | This work intends to investigate the potentialities of the use of Big Data in the teaching and learning processes of mathematics, involving concepts associated with linear and quadratic functions. As technology, Google Trends and Google Correlate will be used, which present correlations between functions graphs and data from online search queries registered in recent years by Google. As a guiding question, we assume "What are the potentialities of using Google Trends and Google Correlate in classrooms for the study of functions?". The theoretical frameworks that give support to the research are anchored in the ideas of Big Data in education, through Santos e Lemes (2014) and in the associations between Mathematics Education and Digital Technologies, using Maltempi (2008), Borba and Penteado (2007) and Jenkins et al. (2009). The participants of the research were students of two classes of 9th grade of Elementary School of a private school in Porto Alegre. The research was conducted under the qualitative bias of research, looking for indications of answers to the main question. As main results of this project we can highlight the skills described by Jenkins et al (2009) that were present in the observation of the practice developed by the students. They are: performance, simulation, appropriation, multitasking, distributed cognition, collective intelligence, judgment, transmissive navigation and networking According to the authors, the development of these skills in the classroom may be associated to the construction of Digital Literacy. Under a mathematical view, the study of first and second grade functions and their graphs were studied, relating them to elements of students' daily life. Prior knowledge of function graphs was needed so that students could properly analyze the behavior of images. We can also highlight the results obtained from the questionnaire elaborated with the students, who presented a positive response to the project. According to the students, the task had the potential to assist in the process of concretization and contextualization of the contents already worked previously in class. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Big data | pt_BR |
dc.subject | Learn with Big Data | en |
dc.subject | Funções lineares | pt_BR |
dc.subject | Digital literacy | en |
dc.subject | Funções quadráticas | pt_BR |
dc.subject | Linear functions | en |
dc.subject | Quadratic functions | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Google Trends e Google Correlate : potencialidades para o ensino de matemática em turmas de 9º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001089096 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)