Show simple item record

dc.contributor.advisorDalla Vecchia, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rafael Rodrigues dospt_BR
dc.date.accessioned2019-04-24T02:34:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193423pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende investigar as potencialidades do uso de Big Data nos processos de ensino e aprendizagem da matemática, envolvendo conceitos relacionados a funções lineares e quadráticas. Como aporte tecnológico serão utilizados o Google Trends e o Google Correlate, que apresentam correlações entre gráficos de funções e dados de pesquisas de busca online registrados nos últimos anos pelo Google. Como pergunta diretriz, assumimos “Quais as potencialidades do uso do Google Trends e do Google Correlate em sala da aula para o estudo de funções?”. Os referenciais teóricos que dão sustentação para a pesquisa se ancoram nas ideias de Big Data na educação, por meio de Santos e Lemes (2014) e nas relações entre Educação Matemática e Tecnologias Digitais, usando Maltempi (2008), Borba e Penteado (2007) e Jenkins et al (2009). Os participantes da pesquisa foram alunos de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre. A pesquisa foi conduzida sob o viés qualitativo de investigação, procurando indícios de respostas ao questionamento principal. Como principais resultados deste projeto podemos destacar as habilidades descritas por Jenkins et al (2009) que se fizeram presentes na observação da prática desenvolvida pelos estudantes. São elas: a performance, a simulação, a apropriação, a cognição distribuída, a inteligência coletiva, o julgamento, a navegação transmidiática e o networking Segundo os autores, o desenvolvimento dessas habilidades em sala de aula pode estar relacionado à construção da Literacia Digital. Sob um olhar matemático, foi trabalhado o estudo de funções de primeiro e segundo grau e seus gráficos, relacionando-os a elementos do cotidiano dos alunos. Foi necessário um conhecimento prévio de gráficos de função, para que os alunos conseguissem analisar com propriedade os comportamentos das imagens. Também podemos salientar os resultados obtidos do questionário elaborado com os alunos, que apresentaram uma resposta positiva ao projeto. Segundo os estudantes, a tarefa teve a potencialidade de auxiliar no processo de concretização e na contextualização dos conteúdos já trabalhados anteriormente em aula.pt
dc.description.abstractThis work intends to investigate the potentialities of the use of Big Data in the teaching and learning processes of mathematics, involving concepts associated with linear and quadratic functions. As technology, Google Trends and Google Correlate will be used, which present correlations between functions graphs and data from online search queries registered in recent years by Google. As a guiding question, we assume "What are the potentialities of using Google Trends and Google Correlate in classrooms for the study of functions?". The theoretical frameworks that give support to the research are anchored in the ideas of Big Data in education, through Santos e Lemes (2014) and in the associations between Mathematics Education and Digital Technologies, using Maltempi (2008), Borba and Penteado (2007) and Jenkins et al. (2009). The participants of the research were students of two classes of 9th grade of Elementary School of a private school in Porto Alegre. The research was conducted under the qualitative bias of research, looking for indications of answers to the main question. As main results of this project we can highlight the skills described by Jenkins et al (2009) that were present in the observation of the practice developed by the students. They are: performance, simulation, appropriation, multitasking, distributed cognition, collective intelligence, judgment, transmissive navigation and networking According to the authors, the development of these skills in the classroom may be associated to the construction of Digital Literacy. Under a mathematical view, the study of first and second grade functions and their graphs were studied, relating them to elements of students' daily life. Prior knowledge of function graphs was needed so that students could properly analyze the behavior of images. We can also highlight the results obtained from the questionnaire elaborated with the students, who presented a positive response to the project. According to the students, the task had the potential to assist in the process of concretization and contextualization of the contents already worked previously in class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectLearn with Big Dataen
dc.subjectFunções linearespt_BR
dc.subjectDigital literacyen
dc.subjectFunções quadráticaspt_BR
dc.subjectLinear functionsen
dc.subjectQuadratic functionsen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleGoogle Trends e Google Correlate : potencialidades para o ensino de matemática em turmas de 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089096pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record