Jogos de aproximação : as práticas artísticas no Nervo Óptico, do Arte Construtora e da Galeria Península
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa analisa, sob a perspectiva das relações sistêmicas da arte, como os artistas, através da auto-organização, operam microestruturas de produção que repensam o modo de funcionamento dos circuitos de visibilidade e legitimação. Partindo das experiências do Nervo Óptico (1976-78) e do Arte Construtora (1992-96), marcos locais das práticas conceituais contemporâneas, esta dissertação se propõe a revisar e problematizar trabalhos e eventos da Galeria Península (2014-17), espaço no qual o ...
Esta pesquisa analisa, sob a perspectiva das relações sistêmicas da arte, como os artistas, através da auto-organização, operam microestruturas de produção que repensam o modo de funcionamento dos circuitos de visibilidade e legitimação. Partindo das experiências do Nervo Óptico (1976-78) e do Arte Construtora (1992-96), marcos locais das práticas conceituais contemporâneas, esta dissertação se propõe a revisar e problematizar trabalhos e eventos da Galeria Península (2014-17), espaço no qual o autor atuou como artista, curador e gestor. Para aprofundar esta análise, foram selecionados dois eventos com restrita bibliografia e ampla documentação, a Experiência Criativa Serpente do Ibirapuitã (Nervo Óptico, janeiro de 1977) e a Ilha da Casa da Pólvora (Arte Construtora, novembro de 1996). Ao examinar as articulações entre prática e distribuição, buscou-se compreender os múltiplos lugares de atuação do artista, com o objetivo de se enunciar características específicas e verificar algumas das consequências da auto-organização na cadeia produtiva da economia da arte. ...
Abstract
This research analyzes, from the perspective of the systemic relations of art, how artists, through self-organization, operate microstructures of production that rethink the mode of operation of circuits of visibility and legitimation. Based on the experiences of the Nervo Óptico (1976-78) and Arte Construtora (1992-96), local landmarks of contemporary conceptual practices, this dissertation proposes to review and problematize works and events hosted by Galeria Península (2014-17), an art space ...
This research analyzes, from the perspective of the systemic relations of art, how artists, through self-organization, operate microstructures of production that rethink the mode of operation of circuits of visibility and legitimation. Based on the experiences of the Nervo Óptico (1976-78) and Arte Construtora (1992-96), local landmarks of contemporary conceptual practices, this dissertation proposes to review and problematize works and events hosted by Galeria Península (2014-17), an art space in which the author worked as an artist, curator and manager. In order to deepen this analysis, two events with limited bibliography and vast documentation were chosen: Experiência Criativa Serpente do Ibirapuitã (Nervo Óptico, January 1977) and Ilha da Casa da Pólvora (Arte Construtora, November 1996). By examining the articulations between practice and distribution, we sought to understand the multiple roles of artists in order to outline specific characteristics and verify some of the consequences of selforganization in the production chain of the art economy. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Artes Visuais (473)
Este item está licenciado na Creative Commons License