Caminhadas na natureza no Paraná : a rede de relações sociais na formação de mercados para a agricultura familiar
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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
As Caminhadas na Natureza configuram-se numa modalidade de turismo rural e propõem que comunidades rurais organizem circuitos de caminhada e vendam produtos e serviços a caminhantes oriundos de centros urbanos. O principal objetivo da tese é analisar as características da rede de relações sociais que formam o mercado das Caminhadas na Natureza no Território Vale do Ivaí e sua repercussão na dimensão social e econômica das famílias de agricultores participantes. Assim, buscou-se descrever o proc ...
As Caminhadas na Natureza configuram-se numa modalidade de turismo rural e propõem que comunidades rurais organizem circuitos de caminhada e vendam produtos e serviços a caminhantes oriundos de centros urbanos. O principal objetivo da tese é analisar as características da rede de relações sociais que formam o mercado das Caminhadas na Natureza no Território Vale do Ivaí e sua repercussão na dimensão social e econômica das famílias de agricultores participantes. Assim, buscou-se descrever o processo histórico do Projeto Caminhadas, considerando o ambiente político e institucional das esferas nacionais, estaduais e municipais; verificar as características do mercado originado da ocorrência das caminhadas, com enfoque nas mercadorias, no trabalho e no consumo; analisar a rede de relações sociais existente nas Caminhadas na Natureza do Território Vale do Ivaí e; analisar a repercussão das Caminhadas na Natureza para os atores nas dimensões social e econômica. A metodologia de trabalho adotada na elaboração da tese baseou-se no uso da abordagem analítica e empírica. A abordagem analítica consiste na análise documental dos planos, políticas, projetos, leis e programas referentes às Caminhadas na Natureza no Vale do Ivaí. Além disso, foi realizada pesquisa de campo e entrevistas com agricultores, caminhantes e organizadores. A rede de relações foi identificada e estudada através da análise de redes, na perspectiva teórica da Nova Sociologia Econômica. Os resultados apontam para uma forte participação do estado na implantação e disseminação das Caminhadas na Natureza, que se traduz na centralidade em atores do estado na rede analisada. A análise de redes, com o auxílio do software UCINET 6 para Windows demonstra que as relações sociais que formam o mercado das Caminhadas na Natureza são baseadas em laços fortes e fracos. Os laços fortes estão presentes entre agricultores e organizadores de uma mesma comunidade e entre os grupos de caminhantes, em que as relações ultrapassam as caminhadas. E os laços fracos estão presentes, principalmente, entre as categorias de caminhantes e agricultores; e caminhantes e organizadores. Mas o fortalecimento destes laços é desejado. A análise das repercussões confirma esse desejo, demonstrando que a principal fonte de motivação, satisfação e valorização é o estabelecimento destes laços, mesmo sendo fracos. Entretanto, não há oportunidades para que estes laços se fortalecem. ...
Abstract
Walking in Nature constitute in a type of rural tourism and propose that rural communities organize walking circuits and sell products and services to urban walkers. The main aim of the thesis is to analyze the social network relations and its characteristics, that builts the market of Walking in Nature in the Territory Valley Ivaí. As so, to analyse its impacts on social and economic dimension of the family farmers. Thus, it sought to describe the historical process of the projetct, considerin ...
Walking in Nature constitute in a type of rural tourism and propose that rural communities organize walking circuits and sell products and services to urban walkers. The main aim of the thesis is to analyze the social network relations and its characteristics, that builts the market of Walking in Nature in the Territory Valley Ivaí. As so, to analyse its impacts on social and economic dimension of the family farmers. Thus, it sought to describe the historical process of the projetct, considering the political and institutional environment; to check the characteristics of the market originated by the walkings, focusing on production, work and consumption; to analyze the existing network of social relations in Walking in Nature in the Ivaí Valley Territory and; to analyze the impact for the actors in the social and economic dimensions. The methodology adopted was based on the use of analytical and empirical approach. The analytical approach is the documentary analysis of plans, policies, projects, laws and programs relating to Walking in Nature. In addition, it was carried out field research and interviews with farmers, walkers and organizers. The network of relationships was identified and studied by network analysis, present in the theoretical perspective of the New Economic Sociology. The results point to a strong State participation in the implementation and dissemination of the project, which is reflected in the centrality of state actors in the network. The network analysis, with the help of UCINET 6 for Windows, demonstrates that social relations are based on strong and weak ties. Strong ties are present among farmers and organizers of the same community and among hikers groups that relations goes beyond the walkings. And weak ties are present mainly between the categories of walkers and farmers; and walkers and organizers. But the strengthening of these ties is desired by the actors. The analysis of the impact confirms this desire, demonstrating that the main source of motivation, satisfaction and appreciation is the contact with people. However, there are no opportunities to get ties stronger. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
Coleções
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Multidisciplinar (2573)Desenvolvimento Rural (539)
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