O professor alfabetizador e o uso das tecnologias
dc.contributor.advisor | Corbellini, Silvana | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Daniele de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T02:33:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193293 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo problematiza a importância do uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e as contribuições psicopedagógicas para a reflexão do professor na utilização desses recursos no ambiente escolar. Nesse Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que norteou o trabalho foi Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Nadia Bossa e Alicia Fernández. Constatou-se que com o passar dos anos as tecnologias estão cada vez mais ganhando espaço em nossas vidas e seu uso está presente nas nossas atividades diárias como nos supermercados, farmácias, lojas, academias. Assim, aponta-se que a escola não pode estar separada do mundo em que a criança vive, pois é através da interação com o mundo que a criança concretiza seus conhecimentos. As tecnologias surgiram para ampliar e integrar os conhecimentos de forma rápida e acessível a todos, por isso, torna-se impossível deixá-la de fora de nossas escolas. Considerando a alfabetização como uma etapa significativa na vida do educando, analisando o papel do professor que alfabetiza como fundamental e ainda, compreendendo as tecnologias como parte da vida de alunos e professores, este artigo busca fazer reflexões sobre o uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e sobre a atuação preventiva do psicopedagogo institucional no contexto escolar. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.title | O professor alfabetizador e o uso das tecnologias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092105 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distância | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1950)