O professor alfabetizador e o uso das tecnologias
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente artigo problematiza a importância do uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e as contribuições psicopedagógicas para a reflexão do professor na utilização desses recursos no ambiente escolar. Nesse Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que norteou o trabalho foi Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Nadia Bossa e Alicia Fe ...
O presente artigo problematiza a importância do uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e as contribuições psicopedagógicas para a reflexão do professor na utilização desses recursos no ambiente escolar. Nesse Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico que norteou o trabalho foi Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Nadia Bossa e Alicia Fernández. Constatou-se que com o passar dos anos as tecnologias estão cada vez mais ganhando espaço em nossas vidas e seu uso está presente nas nossas atividades diárias como nos supermercados, farmácias, lojas, academias. Assim, aponta-se que a escola não pode estar separada do mundo em que a criança vive, pois é através da interação com o mundo que a criança concretiza seus conhecimentos. As tecnologias surgiram para ampliar e integrar os conhecimentos de forma rápida e acessível a todos, por isso, torna-se impossível deixá-la de fora de nossas escolas. Considerando a alfabetização como uma etapa significativa na vida do educando, analisando o papel do professor que alfabetiza como fundamental e ainda, compreendendo as tecnologias como parte da vida de alunos e professores, este artigo busca fazer reflexões sobre o uso das tecnologias nas turmas de alfabetização e sobre a atuação preventiva do psicopedagogo institucional no contexto escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distância.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License