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dc.contributor.advisorSantos, Marcio Gabriel dospt_BR
dc.contributor.authorCestari, Thiago Nunespt_BR
dc.date.accessioned2019-04-23T09:57:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193228pt_BR
dc.description.abstractObservar o céu é uma atividade que a humanidade realiza desde as primeiras civilizações. É considerada a primeira ciência feita pelo homem e o berço da Física. Atualmente, é uma área que possibilita a interação da Física com diversas outras disciplinas como Matemática, Química e Biologia. Infelizmente, muitas vezes é esquecida nos currículos do Ensino Médio e nos livros didáticos. Logo, esta dissertação de mestrado tem como objetivo ensinar fundamentos de Astronomia e Astrofísica no Ensino Médio a partir de uma sequência didática que resulta em um produto educacional formulado a partir de um método ativo de ensino. O método empregado na sequência didática possui o intuito de proporcionar maior envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem. O método escolhido foi o Ensino sob Medida (EsM) que proporciona aos estudantes um contato prévio com os conteúdos e ao professor uma ideia dos conhecimentos prévios dos estudantes. A sequência foi aplicada em uma turma de primeira série do Ensino Médio de uma escola particular de Gravataí-RS. A elaboração de todo o material didático, assim como a sua aplicação, levou em conta os aspectos centrais da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Esse material foi planejado para ser executado em 5 aulas de 50 minutos cada.pt
dc.description.abstractObserving the sky is an activity that the humankind performs since the very first civilizations. It is considered to be the first science made by men and the cradle of Physics. Nowadays, it is a field that allows the interaction between physics and many other disciplines, such as Mathematics, Chemistry, and Biology. Unfortunately, it is often forgotten in the high school curriculums and in the textbooks. Therefore, this masters’ thesis aims to teach the fundamentals of Astronomy and Astrophysics in high school, through a task sequence that results in an educational product made from an active teaching method. The approach used in the task sequence intent to actively engage the students in the process of learning. The method chosen was Just-in-Time Teaching (JiTT); a method that gives the students previous contact with the contents and gives the teacher an idea of the students’ acquaintance. The task sequence was done with a first year of high school group, at a private school in Gravataí-RS. Both the elaboration of the teaching material and its application took into consideration the main aspects of Ausubel Meaningful Learning Theory. This material was planned for five classes of fifty minutes each.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectFísica : Ensinopt_BR
dc.subjectJust-in-Time Teachingen
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectAstrofisicapt_BR
dc.subjectAstrophysicsen
dc.subjectEnsino sob medidapt_BR
dc.subjectAstronomyen
dc.titleUma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAmaral, Rafael Aislanpt_BR
dc.identifier.nrb001081556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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