Navegação Ensino de Física - ProFis por Autor "Staudt, Ederson"
Resultados 1-9 de 9
-
Ensinando termodinâmica e mecânica estatística : estimativas para o rendimento dos motores de Ciclo Otto
Lima, Sérgio Moacir Job (2019) [Dissertação]Embora a Mecânica Estatística constitua o pré-requisito fundamental da Termodinâmica, esse assunto é introduzido de forma bastante formal. Como consequência, alguns tópicos interessantes em Fenômenos de Transporte e Química ... -
O ensino da conservação de energia mecânica mediada pelo uso de metodologias ativas de aprendizagem
Germano, Cláudia Fraga (2018) [Dissertação]Por diversas razões, ser professor, especialmente de física, se tornou um grande desafio nas últimas décadas. A crescente desvalorização da profissão docente, a falta de incentivos e de financiamentos em aulas práticas e ... -
Implementação de metodologias ativas : aprendizagem baseada em projetos em aulas de física sobre acústica no ensino médio à luz dos campos conceituais
Araujo, Ramón Vieira (2019) [Dissertação]Percebendo a dificuldade dos estudantes nos tópicos de ondulatória e, principalmente, no estudo das ondas sonoras em tubos abertos, foi pensada a realização de uma sequência didática que abordasse o tema utilizando como ... -
Instrução pelos colegas e ensino sob medida : métodos ativos de ensino auxiliando a construção de conceitos básicos de termodinâmica em nível médio
De Maria, Alexandre Saraiva (2018) [Dissertação]O objetivo deste trabalho foi o de elaborar uma sequência didática sobre tópicos de termodinâmica a nível de ensino médio. Ela consiste em um texto de apoio dividido em quatro capítulos sobre termodinâmica, tarefas de ... -
Integrando aspectos teóricos e experimentais no ensino de física através da investigação científica
Silva, Deivid Luiz Pereira da (2021) [Dissertação]Quando se considera tópicos de estudo da Física, percebe-se que alguns deles são tratados de maneira bastante idealizada. Como é o caso da abordagem do tema força de atrito. Com o intuito de evitar uma abordagem apenas em ... -
A interação radiação-matéria e os processos reativos : uma sequência didática significativa para o ensino médio
Fleck, Jeferson Albino (2020) [Dissertação]O trabalho proposto apresenta uma nova abordagem para a investigação de modelos atômicos, estrutura da matéria, radiação e eletromagnetismo, integrando dois tópicos em ciências físicas que, a princípio, não estão relacionados ... -
Resolução de problemas abertos : uma proposta para o ensino de Física Quântica
Batista, Giovana Espíndola (2019) [Dissertação]Este trabalho tem por objetivo produzir uma estratégia metodológica para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, aperfeiçoando algumas habilidades, como: investigar, interpretar, resolver e formular problemas. Pretende-se ... -
Sequências didáticas significativas para o ensino do Princípio de Arquimedes integrando teoria e experimento
Steinmetz, Carlos Alberto (2018) [Dissertação]As sequências didáticas constituem-se de uma metodologia de ensino-aprendizagem em que uma sucessão de procedimentos pré-estabelecidos tende a desenvolver uma linha de raciocínio nas estruturas cognitivas do estudante de ... -
Simulação da interação entre partículas e campos eletromagnéticos
Santos, Alencar Teixeira dos (2018) [Dissertação]Este trabalho apresenta novos pacotes computacionais concebidos para introduzir um conceito fundamental em eletromagnetismo: a interação entre partículas e campos. O esquema proposto descreve duas classes básicas de cenários ...