Navegação Ensino de Física - ProFis por Autor "Santos, Marcio Gabriel dos"
Resultados 1-7 de 7
-
Estudo do lançamento oblíquo utilizando réplicas de armas medievais
Souza, Cassiana Alves de (2020) [Dissertação]Neste trabalho foi desenvolvido um produto educacional para o ensino de alguns tópicos da Física relacionados à Mecânica. A Cinemática faz parte deste ensino, responsável pelo estudo dos movimentos, objetivando uma descrição ... -
Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita
Rosa, Milena Teixeira da (2020) [Dissertação]O presente trabalho propõe-se a elaborar uma sequência didática em guia ilustrado, utilizando-os para possibilitar aprendizagens significativas no ensino da Teoria da Relatividade Restrita (TRR), de Albert Einstein – tópico ... -
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
Bastos, Alexandre Gatelli (2020) [Dissertação]Este trabalho teve por objetivo a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no componente curricular de Física no Ensino Médio, contextualizando de forma experimental a construção e lançamento de ... -
Uma proposta de ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica via ensino sob medida
Cestari, Thiago Nunes (2018) [Dissertação]Observar o céu é uma atividade que a humanidade realiza desde as primeiras civilizações. É considerada a primeira ciência feita pelo homem e o berço da Física. Atualmente, é uma área que possibilita a interação da Física ... -
Proposta didática teórico-experimental para uma abordagem histórica dos conceitos de universo, força e movimento
Bairros, Andersson Geraldo (2019) [Dissertação]O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa ao ensino da dinâmica e das concepções de universo. Inclui um produto educacional organizado na forma de sequência didática e baseado em uma abordagem histórica ... -
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
Staub Junior, Carlos Roberto (2019) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, ... -
A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos
Santos, Andrios Bemfica dos (2019) [Dissertação]Este trabalho resulta do desenvolvimento e aplicação de um produto educacional vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFRGS. O ensino da física moderna e contemporânea vem ganhando espaço nas aulas ...