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dc.contributor.advisorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Paloma Nascimento dospt_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T02:34:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193020pt_BR
dc.description.abstractA escrita da história ocidental ainda hoje organiza uma polaridade para homens e mulheres em que o masculino, superior e referência hierarquiza e constrói modos de ser. O feminino, o oposto inferior é então, invizibilizado e excluído de espaços, em movimentos de transformação de diferenças em desigualdades. Seria possível uma outra história, uma história de outro gênero - o feminino? Será possível contá-la? Esse trabalho de tese buscou nas trajetórias históricas de mulheres cientistas, os modos de resistência, sobrevivência e de ser que pouco mudaram nos tempos que nos separam, evidenciando um projeto de verdade que não cessa de se reinventar, tendo por objetivo geral compreender como as narrativas biográficas e estratégicas constituíram formas de ser mulher-cientista na contemporaneidade. Utilizamos como técnica de pesquisa a análise de narrativas, partindo da área “gênero e ciências”. Num primeiro momento foram mapeadas as biografias como narrativas históricas potentes para visibilizar as identidades múltiplas do feminino nas ciências. Uma narrativa específica e autobiográfica de Marie Curie foi, então, utilizada como foco para questionar as construções identitárias das mulheres nas ciências e a possbilidade de ser mãe, esposa e cientista. Toda a análise, que utilizou registros históricos, biografias, narrativas e documentos fotográficos nos mostram, ao final, que, em se tratando das trajetórias de mulheres cientistas e suas identidades, as formas de emergir, sobreviver e ser nas ciências pouco mudaram quando comparadas personagens históricas e mulheres cientistas na contemporaneidade.pt
dc.description.abstractThe history still today organizes a polarity for men and women in which the masculine, superior and hierarchical reference, constructs ways of being. The feminine, the inferior opposite is then, invizibilized and excluded from spaces, in a transformation of differences into inequalities. Is another story, a story of another genre - the feminine - possible? Is it possible to count it? This thesis sought in the historical trajectories of women scientists, the ways of resistance, survival and being that changed in the times that separate us, evidencing a project of truth that does not stop to reinvent itself, with the general objective to understand how the narratives biographical and strategic forms of being a woman-scientist in contemporaneity. We used as research technique the analysis of narratives, starting from the area "gender and science". At first, biographies were mapped as potent historical narratives to visualize the multiple identities of the feminine in the sciences. A specific and autobiographical narrative of Marie Curie was then used as a focus to question the identity constructions of women in the sciences and the possibility of being a mother, wife and scientist. All the analysis, which used historical records, biographies, narratives and photographic documents show us, in the end, that when it comes to the trajectories of female scientists and their identities, the ways of emerging, surviving and being in the sciences little changed when compared characters historical and scientific women in the contemporary world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurie, Marie, 1867-1934pt_BR
dc.subjectScienceen
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectAutobiographyen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.titleGênero e ciências em três corpos de Mariapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001090915pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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