Navegação Linguística, Letras e Artes por Assunto "Translinguagem"
Resultados 1-6 de 6
-
O ensino de língua adicional em contexto de migração : princípios para o desenho de uma sequência didática para uma sala de aula translíngue
(2023) [Artigo de periódico]Diante dos desafios impostos à escola no Brasil, em virtude da crescente inserção de alunos imigrantes falantes de outras línguas que não o português, é fundamental levantar questões enfrentadas, tanto por alunos imigrantes ... -
Entrelaçamentos entre teoria e prática : a translinguagem na formação docente no Programa de Residência Pedagógica
(2023) [Artigo de periódico]O Programa de Residência Pedagógica (PRP) insere estudantes de licenciatura na docência em escolas públicas, acompanhados por um professor da escola e por um professor da universidade. Considerando que a pedagogia translíngue ... -
"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
(2021) [Artigo de periódico]O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de ... -
Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young learners
(2022) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta uma proposta de Unidade Didática (UD) a ser utilizada nas aulas de English Language Arts de turmas de young learners (NGUYEN, 2021), com idades entre oito e nove anos, cursando o terceiro ano do ... -
Práticas latino-americanas de translinguismo : de Xul Solar às poéticas do portuñol-portunhol
(2021) [Artigo de periódico]Este ensaio se ocupa da produção do artista múltiplo Oscar Agustín Alejandro Shultz Solari (1897-1963) – mais conhecido como Xul Solar – entendendo sua preocupação em construir uma identidade latino-americana, na primeira ... -
Translanguaging in brazilian bilingual education : analyzing attitudes and perceptions of translanguaging practices in fifth-grade students and their teachers
(2023) [Artigo de periódico]Grounded in the translanguaging theory, which as a decolonial theory and pedagogy frames languages as a unified semiotic repertoire, this study explores participants’ attitudes and perceptions toward their translanguaging ...