"Female representation in games" : uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
"Female representation in games" : a didactic unit proposal for the English language lesson based on translanguaging
Assunto
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação ...
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional. O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo. ...
Abstract
This article presents a didactic unit (DU) designed for an English as an additional language class addressed to eighth graders in secondary school. Supported by task-based learning for additional language teaching, the DU’s main theme is the representa-tion of female characters in videoga-mes and the mini-biography genre as the final production proposal. In this context, the discussion was anchored in the concept of linguistic repertoire and its relationship with translangua-ging, as well as on ...
This article presents a didactic unit (DU) designed for an English as an additional language class addressed to eighth graders in secondary school. Supported by task-based learning for additional language teaching, the DU’s main theme is the representa-tion of female characters in videoga-mes and the mini-biography genre as the final production proposal. In this context, the discussion was anchored in the concept of linguistic repertoire and its relationship with translangua-ging, as well as on the sociocultural theory and scaffolding in additional language teaching. The article des-cribes the tasks and their application and seeks to demonstrate how wor-king with translanguaging in additional language classes can be an impor-tant resource to bring the language learner closer to the new language. ...
Contido em
Desenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 126-144
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40977)Linguística, Letras e Artes (2806)
Este item está licenciado na Creative Commons License