Browsing Linguistics, Language and Arts by Author "Finger, Ingrid"
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Age and proficiency in foreign language anxiety
Dutra, Rafael Leote; Finger, Ingrid (2019) [Journal article]This study aimed to investigate how proficiency and age are related to Foreign Language Anxiety (FLA). A total of 88 teenagers and adults with different levels of proficiency answered the Language History Questionnaire and ... -
Apresentação
Finger, Ingrid; Zimmer, Márcia Cristina (2011) [Introductory and closing remarks] -
Apresentação
Preuss, Elena Ortiz; Finger, Ingrid (2008) [Introductory and closing remarks] -
Aquisição fonológica do português brasileiro por crianças ouvintes bilíngues bimodais e surdas usuárias de implante coclear
Cruz, Carina Rebello; Finger, Ingrid (2013) [Journal article]O presente estudo investiga a aquisição fonológica do Português Brasileiro (PB) por 24 crianças ouvintes bilíngues bimodais, com acesso irrestrito à Língua Brasileira de Sinais (Libras), e por 6 crianças surdas que utilizam ... -
Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2
Finger, Ingrid; Preuss, Elena Ortiz (2009) [Journal article]Este artigo apresenta a continuidade de uma pesquisa sobre os efeitos da instrução formal sobre o SE, operador aspectual em espanhol, a qual evidenciou que, a curto prazo, esse tipo de intervenção pedagógica produziu efeitos ... -
Bilingualism and numerical cognition
Santos, Carina da Silva; Finger, Ingrid (2020) [Journal article]The present study aimed to investigate the relationship between bilingualism and numerical cognition, more specifically, the way English-Portuguese bilinguals solve simple mathematical problems when these are presented in ... -
Bilinguismo e memória de trabalho em crianças em idade escolar : uma revisão integrativa da literatura
Scholl, Ana Paula; Billig, Johanna Dagort; Finger, Ingrid (2020) [Journal article]Estudos que investigam a influência de uma experiência bilíngue nas funções executivas têm encontrado resultados contrastantes. Mais especificamente, pesquisadores estão longe de chegar a um consenso sobre a relação entre ... -
Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
Brentano, Luciana de Souza; Finger, Ingrid (2020) [Journal article]O presente artigo tem como objetivo discutir conhecimentos advindos de pesquisas nas Neurociências e na Psicolinguística sobre alguns dos processos linguísticos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento da leitura e da ... -
Can bilinguals rate their proficiency accurately in a language background questionnaire? : a correlation between self-rated and objective proficiency measures
Scholl, Ana Paula; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Finger, Ingrid (2021) [Journal article]Research with bilinguals apply different measures to assess proficiency, one of them being language background questionnaires, which include questions about individuals’ experience and self-rated proficiency. Studies suggest ... -
Considerações temáticas a respeito da pesquisa sobre foco na forma em inglês como L2 no Brasil
Finger, Ingrid; Mendonça, Simone Maciel (2009) [Journal article]Este artigo visa a apresentar um panorama referente a pesquisas realizadas nos Cursos de Pós-Graduação em Letras e Linguística no país, nas últimas duas décadas, sob a perspectiva de Foco na Forma em L2. Para tanto, foi ... -
Construção de uma tarefa de reconhecimento de tradução libras-português : considerações metodológicas
Fonseca, Sandro Rodrigues da; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Finger, Ingrid (2018) [Journal article]Este artigo tem como objetivo refletir sobre aspectos metodológicos importantes a serem adotados na elaboração de uma tarefa psicolinguística que investiga o acesso lexical no bilinguismo bimodal. A Tarefa de Reconhecimento ... -
Diálogos em multilinguismo : uma discussão sobre as pesquisas realizadas no LABICO/UFRGS
Finger, Ingrid; Alves, Ubiratã Kickhöfel; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Preuss, Elena Ortiz (2016) [Journal article]A partir de uma visão de multilinguismo como um dilema intercultural, cujas características podem ser mais bem elucidadas a partir da condução de estudos interdisciplinares, este artigo tem como objetivo exemplificar de ... -
Do bilingüismo ao multilingüismo : intersecções entre a psicolingüística e a neurolingüística
Zimmer, Márcia C.; Finger, Ingrid; Scherer, Lilian (2008) [Journal article]Partindo de uma noção de bilingüismo e de multilingüismo como a habilidade de usar diferentes línguas em contextos distintos e para diferentes propósitos, compreendemos o sujeito bilíngüe e o multilíngüe a partir de uma ... -
Does working memory capacity predict literal and inferential comprehension of bilinguals' digital reading in a multitasking setting?
Azevedo, Bruno de; Oliveira, Davi Alves; Finger, Ingrid; Tomitch, Lêda Maria Braga (2022) [Journal article]The ubiquity of multitasking has led researchers to investigate its potential costs for reading and learning (Clinton-Lisell, 2021). While some studies have not shown detrimental effects of multitasking for reading ... -
Efeito cognato no processo de lexicalização bilíngue
Preuss, Elena Ortiz; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Finger, Ingrid (2015) [Journal article]Este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo verificar o efeito de interferência interlinguística e o efeito cognato na fala de bilíngues português-espanhol. Nos testes, concebidos dentro do paradigma de interferência ... -
O efeito da anterioridade e da altura na identificação das vogais médias altas e médias baixas do português brasileiro por falantes de espanhol
Feiden, Juliana Andrade; Alves, Ubiratã Kickhöfel; Finger, Ingrid (2014) [Journal article]Falantes de espanhol como língua materna geralmente apresentam dificuldade em identificar as vogais médias altas e baixas [e], [ε], [o], [ͻ] do Português Brasileiro (PB). O objetivo deste estudo é verificar os efeitos de ... -
Efeitos do bilinguismo e do envelhecimento no desempenho em testes de fluência verbal
Billig, Johanna Dagort; Finger, Ingrid (2015) [Journal article]O presente estudo buscou investigar o impacto do bilinguismo e do envelhecimento no acesso lexical. Para tanto, avaliamos o desempenho de 136 participantes de duas faixas etárias (30-50 anos e 60-72 anos), sendo 68 bilíngues ... -
Efeitos do início da aquisição na consciência fonológica da Libras em crianças e adolescentes surdos
Cruz, Carina Rebello; Finger, Ingrid; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz (2017) [Journal article]O presente estudo verificou o nível de consciência fonológica na Libras em crianças e adolescentes surdos bilíngues Libras/Português, com faixa etária entre 9 e 14 anos, com início da exposição à Libras, primeira língua, ... -
Elaboração de um questionário de histórico da linguagem para pesquisas com bilíngues
Scholl, Ana Paula; Finger, Ingrid (2013) [Journal article]O presente artigo discute a elaboração de um questionário de histórico da linguagem que tem como objetivo avaliar o perfil linguístico de indivíduos adultos bilíngues brasileiros em pesquisas sobre o bilinguismo. Para ... -
O ensino de línguas por tarefas : um exemplo prático de seqüência didática e o papel da saliência de elementos de gênero e de aspectos gramaticais nas etapas de pré e pós-tarefa
Luce, Maurício Seibel; Finger, Ingrid (2008) [Journal article]Este artigo tem como objetivo discutir o papel das etapas de pré-tarefa e pós-tarefa dentro da abordagem de Ensino de Línguas por Tarefas (ELT), analisando de que forma estas etapas podem contribuir para maiores ganhos na ...