O ensino de línguas por tarefas : um exemplo prático de seqüência didática e o papel da saliência de elementos de gênero e de aspectos gramaticais nas etapas de pré e pós-tarefa

View/ Open
Date
2008Type
Subject
Abstract in Portuguese
Este artigo tem como objetivo discutir o papel das etapas de pré-tarefa e pós-tarefa dentro da abordagem de Ensino de Línguas por Tarefas (ELT), analisando de que forma estas etapas podem contribuir para maiores ganhos na produção do aprendiz na língua alvo. Buscamos demonstrar que, ao passo que a realização da tarefa deve ter como foco principal a livre escolha de linguagem e foco na comunicação de significados (meaning-focus), as etapas de pré e pós-tarefa podem ter o papel de salientar recur ...
Este artigo tem como objetivo discutir o papel das etapas de pré-tarefa e pós-tarefa dentro da abordagem de Ensino de Línguas por Tarefas (ELT), analisando de que forma estas etapas podem contribuir para maiores ganhos na produção do aprendiz na língua alvo. Buscamos demonstrar que, ao passo que a realização da tarefa deve ter como foco principal a livre escolha de linguagem e foco na comunicação de significados (meaning-focus), as etapas de pré e pós-tarefa podem ter o papel de salientar recursos discursivos e lingüísticos, o que no nosso entender pode contribuir para a aceleração da melhoria da produção do aprendiz na língua alvo ao aumentar a atenção e percepção do mesmo para tais recursos. Após fazer uma breve revisão do conceito de Ensino de Línguas por Tarefas (ELT), tratamos da questão da percepção do aluno e do aumento ou saliência de recursos de gênero e aspectos lingüísticos. Em seguida, apresentamos em maior detalhe um exemplo de aplicação de tarefa com ênfase na produção escrita (ainda que todas as habilidades estejam presentes). Através de um projeto de elaboração de um caderno com resenhas de filmes em uma escola de idiomas, demonstramos nosso entendimento sobre o que vem a ser uma tarefa comunicativa, discutindo cada etapa do ciclo da tarefa e as oportunidades para saliência ou realce tanto de elementos discursivos pertinentes ao gênero de texto da tarefa como de aspectos gramaticais e lexicais. Por fim, sugerimos o uso de seqüências didáticas (Schneuwly e Dolz, 2004) como uma alternativa compatível com o ELT, de modo que a escolha de gêneros textuais relevantes para a turma possa servir de base norteadora para a criação de um programa de ensino por tarefas como as do projeto aqui apresentado. ...
Abstract
This article aims at discussing the role of pre- and posttasks within Task-Based Language Teaching (TBLT), analyzing in which ways such stages of the process can contribute for highergains in the learner’s production in the target language. We seek to demonstrate that, while the task performance itself should rely essentially on free language choice and meaning exchange in order to accomplish the communicative goal of the task, the pre- and posttasks may have an important role on highlighting d ...
This article aims at discussing the role of pre- and posttasks within Task-Based Language Teaching (TBLT), analyzing in which ways such stages of the process can contribute for highergains in the learner’s production in the target language. We seek to demonstrate that, while the task performance itself should rely essentially on free language choice and meaning exchange in order to accomplish the communicative goal of the task, the pre- and posttasks may have an important role on highlighting discursive and linguistic resources, which could, in our point of view, contribute for the acceleration of the improvement of the learner’s production in the target language. This might be due to greater attention and noticing of such discursive and linguistic aspects. After a brief review of the concept of Task-Based Language Teaching, we analyze the issue of the noticing and enhancement or highlighting of input, both in terms of text genre and linguistic aspects. Then we present a practical example of task with emphasis on writing production (although all the abilities are present). Through a project called “Movie Review Guide Book” carried out in a free language course, we demonstrate what our understanding of a communicative task is, discussing each phase of the task cycle and the opportunities for highlighting both discursive elements characteristic of a certain textual genre as well as grammatical and lexical aspects. Finally, we defend that the methodology of “didatic sequences” (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) is a possible and desirable methodology to be used along with TBLT, so that the choice of certain text genres, relevant to a specific group, may become the spinal chord of a task-based language teaching program. ...
In
Revista língua e literatura. Frederico Westphalen, RS. Vol. 10, n. 15 (dez. 2008), p. 19-41
Source
National
Collections
-
Journal Articles (37174)
This item is licensed under a Creative Commons License
