• Avaliação e participação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) antes e depois do SINAES : o papel dos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs) 

      Magalhaes, Nara Maria Emanuelli; Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz (2021) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem como objetivo abordar as características próprias do processo de avaliação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e as consequências diante da implantação do SINAES (Sistema Nacional de ...
    • A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação 

      Machado, Maria Goreti Farias; Silva, Maria Beatriz Gomes da (2018) [Artigo de periódico]
      O artigo é um recorte de pesquisa e analisa o processo da avaliação institucional em uma Coordenadoria Regional de Educação, buscando identificar a ocorrência, ou não, de mudanças durante e após a realização da avaliação ...
    • Avaliação institucional e promoção da qualidade na educação infantil no contexto da covid-19 

      Flores, Maria Luiza Rodrigues; Pimenta, Cláudia Oliveira; Sousa, Sandra Maria Zakia Lian (2022) [Artigo de periódico]
      Em 2009, o Ministério da Educação publicou o documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, o qual se tornou uma ferramenta de referência no país para a avaliação institucional, principalmente, no âmbito dos ...
    • Avaliação institucional participativa e a universidade socialmente empreendedora 

      Leite, Denise Balarine Cavalheiro (2005) [Artigo de periódico]
      Este artigo discute a questão dos processos de redesenho das universidades após reformas e avaliações dos anos 1990 e o advento da Universidade Liberal Híbrida e da Universidade Global, ambos modelos concernentes ao ...
    • Avaliação institucional participativa e sua gramática 

      Leite, Denise Balarine Cavalheiro (2006) [Artigo de periódico]
    • Avaliação institucional, reformas e redesenho capitalista das universidades 

      Leite, Denise Balarine Cavalheiro (2002) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta um panoramacrítico das reformasdo estado e da educação superior no quadro do redesenho capitalista. Na perspectiva do tema da pedagogia universitária e da inovação, são apresentadas argumentações ...
    • Avaliação participativa online e off-line 

      Leite, Denise Balarine Cavalheiro; Leite, Maria Cecília Lorea; Genro, Maria Elly Herz; Polidori, Marlis Morosini; Edelwein, Mônica Pagel; Escott, Clarice Monteiro; Felix, Glades Teresa; Pires, Regina Celi Machado; Machado, Renata Silva; Reis, Marieta (2007) [Artigo de periódico]
      Este é um trabalho de pesquisa coletiva que vem sendo construído por várias mãos no espaço da parceria. O texto apresenta a revisão de literatura, metodologia e resultados parciais de uma investigação que entende Avaliação ...
    • O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucional 

      Ramos, Marilia Patta; Xerxenevsky, Lauren Lewis; Saraiva, Mateus (2023) [Artigo de periódico]
      O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlação do desempenho em testes de proficiência no Brasil -Prova Brasil -e quatro dimensões das escolas: gestão institucional, espaço físico, organização e ambiente de ...
    • Estudantes e avaliação 

      Leite, Denise Balarine Cavalheiro (2010) [Artigo de periódico]
      Em diferentes países e sociedades figura a temática da pesquisa sobre o ‘estudante universitário’. Enquanto as abordagens da pesquisa internacional privilegiam o conhecimento sobre as aprendizagens do estudante universitário, ...
    • Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal 

      Leite, Denise Balarine Cavalheiro; Santiago, Rui Armando Gomes; Leite, Maria Cecília Lorea; Genro, Maria Elly Herz; Braga, Ana Maria e Souza; Polidori, Marlis Morosini; Broilo, Cecilia Luiza (2007) [Artigo de periódico]
      Este artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas ...
    • Formulação e gestão de uma política : impasses democráticos no SEAP-RS 

      Salerno, Guilene; Luce, Maria Beatriz (2018) [Artigo de periódico]
      O artigo apresenta uma análise do processo de formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP-RS) na gestão 2011-2014 da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Considera os movimentos ...
    • PAIUB : a experiência da região sul 

      Marchi, Euclides; Vasconcellos, Silvia; Salles, Sandra M.; Bordas, Merion Campos; Both, Ivo Jose (1996) [Artigo de periódico]
    • Sistema estadual de avaliação participativa : mapeamento da Produção Científica 

      Machado, Maria Goreti Farias; Silva, Maria Beatriz Gomes da (2022) [Artigo de periódico]
      O artigo visa a contribuir para preservar a memória da política de avaliação institucional da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através da análise dos resumos das produções científicas de ...
    • When institutions matter : CAPES and political science in Brazil 

      Santos, André Luiz Marenco dos (2015) [Artigo de periódico]
      The purpose of this paper is to analyze the institutional evaluation processes applied to Brazilian graduate programs, which processes are carried out by a federal agency, CAPES (Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal ...