Avaliação institucional, reformas e redesenho capitalista das universidades
Visualizar/abrir
Data
2002Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta um panoramacrítico das reformasdo estado e da educação superior no quadro do redesenho capitalista. Na perspectiva do tema da pedagogia universitária e da inovação, são apresentadas argumentações baseadas em estudosde caso de avaliação institucional de universidades de distintos países latino-americanos. Dentre as argumentações apresentadas, destacam-se: as relações universidade-estado-sociedade se alteram sob a influência das reformas promovidas pela globalização; a avali ...
Este artigo apresenta um panoramacrítico das reformasdo estado e da educação superior no quadro do redesenho capitalista. Na perspectiva do tema da pedagogia universitária e da inovação, são apresentadas argumentações baseadas em estudosde caso de avaliação institucional de universidades de distintos países latino-americanos. Dentre as argumentações apresentadas, destacam-se: as relações universidade-estado-sociedade se alteram sob a influência das reformas promovidas pela globalização; a avaliação é utilizada comoinstrumento decentralização e controle, e não de construção da democracia; como controle, a avaliação carrega o redesenho capitalista da universidade; como instrumento de reconstrução do conhecimento e de responsabilidade democrática, ela pode induzir possibilidades contrahegemônicas. ...
Abstract
This article presents a critical overview of state and of higher education reform within the frame of capitalist redefinition. In the perspectiveof the theme of university pedagogy and of innovation, arguments are presented based on case studies of institutional evaluation carried out in different Latin-American countries. Among the arguments presented, the following deserve emphasis: the relation between university-state-society is altered underthe influence of the reforms promoted by globaliz ...
This article presents a critical overview of state and of higher education reform within the frame of capitalist redefinition. In the perspectiveof the theme of university pedagogy and of innovation, arguments are presented based on case studies of institutional evaluation carried out in different Latin-American countries. Among the arguments presented, the following deserve emphasis: the relation between university-state-society is altered underthe influence of the reforms promoted by globalization; evaluation is utilized as an instrument of centralization and control and not of construction of democracy; as control, evaluation bears with it the capitalist redefinition of the university; as an instrumentof reconstruction of knowledge and of democratic responsibility, itmay induce counter-hegemonic possibilities. ...
Contido em
Avaliação : revista da rede de avaliação institucional da educação superior. Campinas, SP. Vol. 7, n. 2 (jun. 2002), p. 29-48
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39096)Ciências Humanas (6670)
Este item está licenciado na Creative Commons License