Mostrando ítems 1-16 de 16

    • Apresentação 

      Pillar, Analice Dutra; Hofstaetter, Andrea; Rossi, Maria Helena Wagner; Nunes, Marília Forgearini; Evalte, Tatiana Telch (2021) [Texto de presentación/conclusión]
    • Capas da Cacique : efeitos de sentido da infância, do brincar e da brincadeira em revista infantil (anos 1950) 

      Nunes, Marília Forgearini (2022) [Artículo de periódico]
      O artigo analisa capas de uma revista brasileira publicada nos anos 1950. Dentre 43 capas da Caciqueassinadas pela mesma artista, foram selecionadas 18 para análise. A semiótica discursiva é a base teórico-metodológica, ...
    • Editorial : educação e artes visuais no ensino superior 

      Pillar, Analice Dutra; Rossi, Maria Helena Wagner; Nunes, Marília Forgearini (2016) [Texto de presentación/conclusión]
      Resumo não disponível
    • Educação literária no Instagram : mapeamento de perfis, páginas e conteúdos compartilhados 

      Nunes, Marília Forgearini; Geller, Joana Wurth (2023) [Artículo de periódico]
      Este trabalho assume como objetivo coletar perfis e páginas da rede social Instagram para analisar e refletir criticamente sobre como a educação literária com foco principalmente na literatura infantil é promovida. A coleta ...
    • Ensino de Artes Visuais em diferentes campos 

      Pillar, Analice Dutra; Hofstaetter, Andrea; Rossi, Maria Helena Wagner; Nunes, Marília Forgearini; Evalte, Tatiana Telch (2021) [Texto de presentación/conclusión]
    • Entre máscaras, ansiedades e expectativas : desafios enfrentados por professoras no retorno ao ensino presencial 

      Andrade, Sandra dos Santos; Piccoli, Luciana; Nunes, Marília Forgearini; Sperrhake, Renata (2022) [Artículo de periódico]
      Este texto discute como está ocorrendo o retorno às aulas presenciais e o processo de ensino e de aprendizagem no período pós-pandemia, abordando os desafios enfrentados pelas professoras. Adota-se uma metodologia inspirada ...
    • Entre vida e morte, a busca pela sobrevivência : uma análise do conto “Maria”, de Conceição Evaristo 

      Nunes, Marília Forgearini; Geller, Joana Wurth (2023) [Artículo de periódico]
      No presente texto, discute-se o entrelaçamento entre literatura e necropolítica, valendo-se do conto “Maria” presente na coletânea Olhos d’água de Conceição Evaristo (2016). Analisa-se o conto com base no modelo do percurso ...
    • Experiências com tecnologias em museus : como nos apropriamos, vivenciamos e entendemos 

      Rosa, Alahna Santos da; Nunes, Marília Forgearini; Faria, Ana Carolina Gelmini de (2021) [Artículo de periódico]
      Este artigo apresenta duas pesquisas que tiveram como objeto de investigação experiências mediadas por dispositivos tecnológicos em espaços museais brasileiros (ROSA, 2017) e em um espaço museal Norte Americano (ROSA, ...
    • Leitura literária na escola : o desafio da mudança de paradigma 

      Melo, Camila Alves de; Martini, Júlia Soares; Lopes, Mayara Krischke; Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da; Nunes, Marília Forgearini; Sperrhake, Renata (2021) [Artículo de periódico]
      O presente texto objetiva discutir a concepção de leitura literária na educação básica e apontar alternativas para o resgate de uma perspectiva que seja produtora de leitores de literatura. Para tanto, vale-se de autores ...
    • Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças 

      Nunes, Marília Forgearini (2021) [Artículo de periódico]
      Este texto reflete a respeito da leitura do livro de imagem de literatura infantil como experiência de letramento sensível e visual ou educação do olhar com crianças. O objetivo é responder à questão de como propor a leitura ...
    • O livro e a sua mediação na infância 

      Nunes, Marília Forgearini; Martini, Júlia Soares (2018) [Artículo de periódico]
      O livro na Educação Infantil é um objeto a ser descoberto pelas crianças. Nosso objetivo nesse trabalho foi refletir sobre a mediação do livro como objeto de sentido com características próprias a serem conhecidas pelo ...
    • Mudança de paradigma em museu de ciências : coleções, exposição e mediação 

      Fernandes, Aline Portella; Nunes, Marília Forgearini (2018) [Artículo de periódico]
      O Museu de Ciências Naturais – MUCIN – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está localizado em Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul (RS). Especializado em fauna marinha e costeira, tem trabalhado em ...
    • Pesquisa(dora) GEARTE : interação e sentido 

      Nunes, Marília Forgearini (2019) [Artículo de periódico]
      O que é um grupo de pesquisa? Que possibilidades de interação e produção de sentido podem ser identificadas? O presente texto pretende entender como as interações decorrentes da realização da pesquisa e da participação em ...
    • Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem 

      Nunes, Marília Forgearini (2020) [Artículo de periódico]
      A leitura de imagem é uma experiência importante de ser proporcionada às crianças leitoras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é propor um caminho didático para mediar a leitura da imagem a ...
    • Texto literário infantil : a compreensão da leitura e da linguagem literária 

      Nunes, Marília Forgearini; Sperrhake, Renata (2022) [Artículo de periódico]
      O artigo pretende refletir sobre como o texto literário infantil se caracteriza a partir de sua leitura e dos leitores cujo desenvolvimento é mediado por esse texto. Essa proposta se justifica a partir de uma percepção de ...
    • Texto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler 

      Nunes, Marília Forgearini; Evalte, Tatiana Telch; Pillar, Analice Dutra (2018) [Artículo de periódico]
      O trabalho discute a interação com o texto literário infantil cuja produção gráfica-editorial privilegia e instiga o olhar, o brincar e o ler. Baseado em estudos sobre leitura visual e em pesquisas que tiveram como objeto ...